Luis Paulo Supi é bicampeão brasileiro absoluto de xadrez
Catanduvense fez 9 pontos dos 11 possíveis e tem vaga garantida na Olimpíada da modalidade no ano que vem
Foto: Reprodução/Instagram - Supi conquistou o título brasileiro e disputará a terceira Olimpíada consecutiva
Por Da Reportagem Local | 29 de dezembro, 2023

O Grande Mestre - GM Luís Paulo Supi, de Catanduva, sagrou-se bicampeão brasileiro absoluto de xadrez de 2023. A competição mais disputada da história do xadrez nacional foi realizada no Recife/PE e teve o GM Alexander Fier como vice-campeão e o GM Krikor Mekhitarian em terceiro lugar. Os três vão representar o país na Olimpíada de 2024, que acontecerá na Hungria.

Com grande desempenho, Supi conquistou o título da 89ª edição do campeonato de forma isolada, com 9 pontos em 11 possíveis. Mais de 170 enxadristas de 16 estados participaram da competição, que distribuiu R$ 40 mil de premiação, a maior da história do xadrez nacional.

“Muito feliz com o resultado e com o nível das partidas aqui em Recife. Além do Título conquistado isoladamente com 9/11, também classifiquei de maneira definitiva para minha 3ª Olimpíada consecutiva! (Hungria, Setembro do ano que vem) Obrigado a todos que torceram e me apoiaram ao longo do ano. Valeu! 2024 promete!”, escreveu Supi nas redes sociais.

O presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo, acompanhou de perto a final e falou do sucesso do evento. “A final foi um sucesso por completo, além de ter batido o número recorde de participantes numa final não aberta, ou seja, com fases classificatórias, também reuniu os melhores jogadores do Brasil da atualidade”, celebrou.

TRAJETÓRIA

Nascido em Catanduva, em 1996, Luis Paulo Supi é atualmente o enxadrista número 1 do Brasil. Ele despontou cedo nos torneios de categoria, tendo sido bicampeão brasileiro sub-12, bicampeão brasileiro sub-14 e sub-18, e campeão brasileiro sub-16. Em 2012, venceu o Panamericano sub-16, em Lima, Peru, seu primeiro grande título continental de expressão.

No ano seguinte, teve a titulação de Mestre Fide (MF) e o título de Mestre Internacional (MI). Em 2016, venceu o Panamericano Juvenil em Guatapé, Colômbia. Já em dezembro de 2017, Supi chegou ao sonhado título de Grande Mestre (GM), o mais alto possível, após vencer o Magistral do Acre, em Rio Branco, tornando-se o 14º brasileiro titulado como GM da história.

Ao longo da carreira, Supi já disputou as Olimpíadas de Xadrez em duas oportunidades, em 2018 e 2022. No ano de 2021, conquistou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, em Cuiabá/MT. Este ano, participou do maior torneio de xadrez do mundo, o Tata Steel, na Holanda, na categoria Challengers, e ainda disputou a Copa do Mundo, no Azerbaijão.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 17 de maio de 2024
Novorizontino faz último treino no Jorjão e recebe o Coritiba pelo Brasileirão
Por Guilherme Gandini | 16 de maio de 2024
Catanduva estreia com vitória no Brasileiro Interclubes de Basquete
Por Da Reportagem Local | 16 de maio de 2024
Atletas brilham no Judô nos Joguinhos da Juventude em Rio Preto