Lucy Montoro conduz projeto para capacitar pessoas com deficiência
De 2022 a 2024, iniciativa possibilitou a contratação de 65 trabalhadores por empresas do entorno de Rio Preto
Foto: Divulgação - Projeto atua na inserção, acompanhamento e capacitação das pessoas com deficiência
Por Da Reportagem Local | 04 de setembro, 2024

O Instituto de Reabilitação Lucy Montoro de Rio Preto e o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), desenvolveram o projeto “Emprego Apoiado”. A iniciativa tem como objetivo principal preparar e capacitar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.

O emprego apoiado é uma abordagem de inserção no mercado de trabalho destinada a pessoas com deficiências ou necessidades específicas que podem precisar de suporte adicional para conseguir e manter um emprego. No projeto, acompanhadas pelo Lucy Montoro, pessoas com deficiência e empresas são conectadas, auxiliando no processo de demanda e procura por vagas.

“O projeto gerou oportunidades para pessoas que já estavam sem expectativa de inclusão no mercado de trabalho e suporte a muitas empresas que não estavam conseguindo cumprir as exigências regulamentada. Promovendo assim ambientes de trabalho mais inclusivos e acessíveis, promovendo oportunidades para todos, independentemente das suas necessidades específicas”, cita a diretora do Lucy Montoro de Rio Preto, Regina Chueire.

De 2022 a 2024, o projeto possibilitou a contratação de 65 pessoas com deficiência por empresas renomadas da região de Rio Preto. Além de promover o encontro de pessoas e empresas, o projeto também atua na qualificação de profissionais. No período, o projeto realizou 81.528 atendimentos em cursos de informática, costura, artes, telemarketing e marcenaria.

“Nosso projeto desempenha um papel essencial na preparação de profissionais para atuar em diversos nichos do mercado de trabalho. Ao fornecer as ferramentas e oportunidades necessárias, contribuímos para a redução das taxas de desemprego entre pessoas com deficiência, garantindo que elas tenham acesso a oportunidades de trabalho que poderiam não estar disponíveis de outra forma", relata a diretora.

O projeto de emprego apoiado, além da inserção e acompanhamento ao mercado de trabalho por equipe técnica composta por Assistente social, Psicólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, proporciona também cursos de capacitação às pessoas com deficiência, com instrutores de Arte, Costura, Marcenaria, Informática e Telemarketing.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 21 de novembro de 2024
Urupês zera fila de espera de até três anos por aparelhos auditivos
Por Da Reportagem Local | 21 de novembro de 2024
Detran-SP leva 78 lotes a leilão agendado para Bebedouro
Por Da Reportagem Local | 21 de novembro de 2024
Tribunal de Justiça instala 2ª Vara do JEC em São José do Rio Preto