O Lions Clubs International é a maior organização internacional de clubes do mundo, voltada para serviços comunitários. Foi fundada em 1917 por Melvin Jones e hoje conta com cerca de 1 milhão de representantes ao redor do globo, incluindo em Catanduva, onde o clube atua há 67 anos.
Celebrado hoje, dia 10 de outubro, o Dia Mundial do Lions Club busca dar destaques a estes integrantes que realizam ações como promoção de exames, construção de locais públicos, disponibilização de bolsas de estudo, auxílio a jovens e ajuda em momentos de necessidade da comunidade como um todo.
Em Catanduva, o clube foi fundado em 1956, atuando já há 67 anos na cidade. Rodrigo Alonso Garcia, casado com a Domadora Ivonne Polimeno Alonso, é o único fundador do clube vivo. Ronald Eduardo Tristão e Luciana Bocchi Tristão são o atual casal de governadores do clube. Já a diretoria é composta pelos presidentes Alceny Cassio Ferreira (Killa) e Sheila Antonia Martins Ferreira; pelos secretários Walmir álvares Bocchini e Regina Célia Pança Bocchini; os tesoureiros João Geraldo Escobar Brussi e Márcio Cristina Escobar Brussi; e a diretora social Rozangela Zocchi.
Segundo o presidente Alceny Cassio Ferreira, o Killa, o clube é aberto a todos os cidadãos de bem e que desejam trabalhar em sentido de servir, mas é necessário passar por uma avaliação. “Hoje nós somos em 26 sócios casais. As pessoas que desejam ingressar, basta procurar um de nossos associados, informar que está disposto a trabalhar, a servir e dar um tempo da sua vida para as ações”, informa.
Ele ainda conta que o Lions é responsável pela Legião Mirim, onde oferecem cursos e palestras para cerca de 80 jovens. Para isso, possuem parceria com a Prefeitura de Catanduva, Saec, Energisa e Senac, por exemplo. O objetivo é fazer com que estes jovens possam se inserir no mercado de trabalho, fortalecendo também a comunidade catanduvense.
“Em Catanduva atuamos com instituições como o Fundo Social de Solidariedade e também cuidamos de todos que procuram nossa ajuda. Temos uma mensalidade paga por mês para manter o clube, a administração e as taxas internacional e distrital. O Lions Internacional atua com o Hospital dos Olhos de Taquaritinga, com as crianças da Apae, com o Hospital do Câncer em Ribeirão e estamos com um projeto, já aprovado, para termos parceria com o Corujas do Bem”, revela Killa, que ainda diz ser objetivo do Lions de Catanduva focar em visão, meio-ambiente, câncer infantil, diabetes e agora também o autismo.
No momento, a campanha que a organização realiza tem como intenção arrecadar itens como leite, fralda, papel higiênico e outros itens que instituições da cidade informaram estar em falta. “Doamos leite recentemente para o Corujas do Bem e para a Casa do Menor e estamos abertos a fazer outras campanhas em prol dessas entidades que trabalham em prol das crianças”, diz.
Autor