Lions Club troca óleo usado por óleo novo neste domingo
Foto: Divulgação - Projeto do Lions Club quer envolver bares, restaurantes e lanchonetes da cidade
A cada 2 litros de óleo ruim entregue, cidadão ganha 1 litro de óleo ou 1 kg de arroz; ação será no Espaço Schettini
Por Guilherme Gandini | 06 de abril, 2025

O Lions Club Catanduva realizará coleta de óleo usado neste domingo, dia 6, das 8 às 13h, como mais uma etapa do Projeto Reviva o Óleo - Protegendo a Vida e Diminuindo a Fome, lançado na cidade no mês passado. A ação já é desenvolvida em diversos municípios ligados ao Distrito LC-6 a partir de parceria com o Arroz Brejeiro, que transforma o óleo usado em biocombustível.

A cada 2 litros de óleo ruim entregue ao Lions, o cidadão ganha 1 litro de óleo ou 1 kg de arroz. “É uma campanha maravilhosa, uma campanha nunca vista, e nós conseguimos isso para a cidade de Catanduva. Acredito que vai ser uma campanha permanente”, afirmou Kila Cassio Ferreira, presidente da Legião Mirim de Catanduva, em entrevista à rádio Vox FM.

A ação de arrecadação será concomitante à 26ª Convenção Distrital do Lions, realizada no Espaço Schettini, na rua Ourinhos, 61. “No domingo vai ser a plenária e será feita a troca do óleo usado no estacionamento do Schettini, na rua Ourinhos. Ali será um ponto de coleta e um ponto de troca. O caminhão da Brejeiro já terá óleo e arroz para devolver no momento exato da entrega.”

Kila frisa que o descarte irregular de óleo no sistema de esgoto é prejudicial para o meio ambiente. “Você não sabe o que acarreta hoje no esgoto, o que a Saec gasta, porque isso aí endurece nos tubos. E aí você tem que sair quebrando asfalto. Fora que um litro de óleo de cozinha contamina 25 mil litros de água (dos rios), por incrível que pareça, é estudo.”

“A população tem que estar ciente. Pega esse óleo, coloca num galãozinho, umas garrafas, deixa separado, eu vou dar uma volta, eu vou lá passar lá na Legião Mirim, vou deixar lá, vou pegar um vale, vai chegar tal dia a gente te entrega, então eu acho que é um negócio bonito pra população”, detalhou Kila, explicando que a iniciativa será contínua, mediante à entrega de vales.

O projeto do Lions Club é extensivo aos bares, restaurantes e lanchonetes, que usam grande quantidade de óleo de cozinha. Os estabelecimentos até estão sendo contatados para firmar parceria e destinar o arroz para instituições assistenciais do município. “O importante é tirar esse óleo do meio ambiente”, frisa Kila. “Nós estamos de braços abertos para receber todo mundo”.

NÚMEROS

O Projeto Reviva o Óleo, unindo 27 Lions Clubs do Distrito LC-6, fechou o mês de fevereiro com 47.578 litros de óleo de fritura que foram destinados à produção do biodiesel. Em troca, os Lions envolvidos receberam 23,7 toneladas de alimentos. Com a ação em Catanduva, a expectativa é chegar a 55 mil litros de óleo de fritura coletados. Informações com Kila: 17 99763-7978.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 29 de setembro de 2025
Tribunal de Contas aprova balancete da Funerária Municipal do ano 2023
Por Da Reportagem Local | 29 de setembro de 2025
Inscrições da Corrida Kids Solidária do Fundo Social terminam na terça-feira
Por Da Reportagem Local | 29 de setembro de 2025
Paróquia São Francisco de Assis terá tríduo em honra ao padroeiro