O projeto “Liberdade em Movimento”, premiado pela Lei Aldir Blanc, será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro, sexta e sábado, oferecendo atividades culturais gratuitas em três espaços de diferentes regiões de Catanduva: Projeto Nois da Rua, no Jardim Imperial; Degagé Espaço de Dança, no Centro; e Instituto Federal, no Distrito Industrial Antônio Záccaro.
As ações protagonizam a comunidade LGBTQIAPN+ e envolvem atividades como Oficina de Escrita Criativa, Oficina de Jazz Funk, na sexta, e Oficina de Stiletto, "Sarau das Liberdades" e show do duo Magia Negra, no sábado. Esses dois últimos terão interpretação em Libras
Proposto por Carla Mendes, mulher transexual preta periférica, militante, ativista, produtora cultural, palestrante e representante da comunidade LGBT+, “Liberdade em Movimento” visa inspirar e ampliar o diálogo com os artistas e a comunidade LGBTQIAPN+ de Catanduva.
Para isso, Carla convida artistas catanduvenses que atuam pelo interior do estado para estabelecer um diálogo com o município e movimentar a cena local. Murilo Gussi, fundador do GAL – Grupo de Apoio à Loucura, coletivo artivista pelas causas relacionadas à diversidade sexual e identitária, propôs o Sarau das Liberdades, com intervenções artísticas que exploram temas relacionados à saúde mental e à libertação dos padrões sociais.
Já o Duo Magia Negra de Black Music trará canções autorais repletas de poesia e resistência, materializando em suas letras as vivências de Diego Neves e Lauren Lourenço em torno de temas como consciência racial, gênero, sexualidade, relacionamentos e convívio social.
Também é proposto o diálogo com artistas atuantes na cena artística de Catanduva, como os atores e performers Lucas Alves, Rafael Jorda, Tallest Drag e Jessica Souza, além do bailarino Guilherme Brito e do poeta Aliado F..
SARAU DAS LIBERDADES
Apresentação realizada no sábado, dia 13, das 17 às 20 horas, no Instituto Federal, em que corpos, poesias e diferentes formas de expressão artística se encontram em uma celebração da diversidade. A ação conta com Intervenções Performáticas realizadas pelos convidados catanduvenses Lucas Alves, Rafael Jorda, Thales Maniezzo, Jéssica Souza, Guilherme Brito, Aliado F. e artistas do GAL – Grupo de Apoio à Loucura, liderado por Murilo Gussi, que trazem temas como saúde mental, resistência e libertação dos padrões sociais.
No Sarau, o duo Magia Negra participa com reflexões sobre negritude, gênero, sexualidade e convivência social. A Dj Lissa Uriel, que começou seus trabalhos com discotecagem em 2018 em São José do Rio Preto e desde então desenvolveu sua sonoridade e estilo passando pelas principais casas de shows do interior de São Paulo, levando o underground, avant-pop e eletropop em sets performáticos, também integra o elenco do Sarau.
Além disso, o Sarau tem Microfone Aberto, convidando o público a compartilhar poesias, depoimentos e expressões autorais, criando um espaço de acolhimento e participação ativa.
SHOW MAGIA NEGRA
Além de participar do Sarau das Liberdades, ainda no sábado, às 20 horas, o duo Magia Negra, formado por Diego Neves e Lauren Lourenço, traz a Catanduva show que compõe sua primeira turnê paulista que está em plena realização, levando a força da Black Music a diferentes cidades.
Com entrada gratuita, o show percorreu São José do Rio Preto, Araçatuba, Ilha Solteira, Ribeirão Preto, Registro e Santos, apresentando canções autorais marcadas por poesia e resistência. Em Catanduva, a exibição será no Instituto Federal.
As letras abordam temas como consciência racial, gênero, sexualidade e convivência social, enquanto reverenciam a música negra por meio de influências como Funk, R&B e Rap. Aclamados pela crítica e pelo público, o duo traz em suas apresentações uma experiência imersiva com artistas convidados, unindo música, performance e dramaturgia poética.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 13/12
Oficina de Escrita Criativa – 14 às 16h – Projeto Nois da Rua
Oficina de Jazz Funk – 19 às 21h – Degagé Espaço de Dança
Dia 14/12
Oficina de Stiletto – 10 às 12h – Degagé Espaço de Dança
Sarau das Liberdades – 17 às 20h – Instituto Federal
Show Magia Negra – 20h – Instituto Federal
Autor