As mulheres de Catanduva alcançaram importante vitória, na última semana, com a sanção pelo prefeito Padre Osvaldo (PSDB) do projeto de lei de autoria do presidente da Câmara Municipal, Marquinhos Ferreira (PT), que garante às pacientes o direito a levarem um acompanhante, durante atendimentos médicos que envolvam sedação ou exposição total ou parcial do corpo.
A medida visa prevenir casos como o revelado neste fim de semana, em que um dentista do Rio Grande do Sul foi filmado praticando abuso contra uma paciente. A situação veio a público depois que a própria vítima conseguiu gravar e divulgar os atos criminosos, por conta própria.
Com a sanção da lei de autoria de Marquinhos, as clínicas, consultórios, hospitais e laboratórios deverão admitir a presença dos acompanhantes e também manter em local visível avisos sobre esse direito garantido a todas as mulheres de Catanduva.
“Esta lei busca oferecer mais segurança às mulheres, evitando que vivenciem situações de abuso. Por outro lado, ela também representa uma garantia aos bons profissionais de saúde, pois o acompanhante será testemunha de que o procedimento foi realizado de maneira correta e com total respeito à dignidade da paciente”, explica Marquinhos.
Ele agradece o prefeito Padre Osvaldo por sancionar a lei e informa que seguirá trabalhando para que lei seja respeitada pelos estabelecimentos de saúde. “A informação é parte fundamental desse processo. As mulheres precisam saber que têm direito a acompanhante durante os procedimentos de saúde.”
Autor