O eleitorado que quer conhecer mais as candidatas e os candidatos aos cargos de prefeito, viceprefeito e vereador de Catanduva terá a oportunidade de acompanhar a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão a partir da próxima sexta-feira, 30 de agosto. As inserções do chamado “horário eleitoral gratuito” prosseguem até 3 de outubro.
A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) dispõe que, para o cargo de prefeito, as emissoras de rádio devem veicular a propaganda eleitoral gratuita, de segunda a sábado, das 7 às 7h10 e das 12 às 12h10, e as de televisão, das 13 às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Também são reservado 70 minutos diários para a propaganda gratuita na foram de inserções de 30 e 60 segundos.
Em Catanduva, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) definiu, na semana passada, o tempo total de televisão e rádio dos partidos e coligações que concorrem nas eleições, ficando a coligação “Catanduva no Caminho Certo”, encabeçada pelo atual prefeito Padre Osvaldo (PL), com o maior tempo disponível. Já a menor faixa será do partido Solidariedade, que não tem coligação.
Conforme o cronograma, a coligação de Padre Osvaldo, que tem PL, Republicanos, MDB, Podemos, PRD e a Federação PSDB-Cidadania, contabilizará 4 minutos e 7 segundos.
Na sequência aparece a coligação “Catanduva Merece Mais”, que une a Federação Brasil da Esperança do PT, PCdoB e PV, a Federação Psol Rede e os partidos PDT e PSB em torno do nome da deputada estadual Beth Sahão (PT). O tempo total será de 2 minutos e 25 segundos.
A coligação “Endireita Catanduva”, que tem como candidato a prefeito Ricardo Rebelato (PSD), terá 1 minuto e 53 segundos. O tempo é fruto da soma dos partidos PSD, Avante e Progressistas. Por fim, o partido União Brasil, que lançou Luciano Bugatti a prefeito, poderá usar 1 minuto e 14 segundos, enquanto o Solidariedade, do advogado Nilton Candido, terá apenas 19 segundos.
Autor