Justiça Eleitoral convoca mesários que vão trabalhar nas eleições, mas inscrições continuam
Voluntários passarão por treinamento virtual e parte deles por capacitação presencial
Foto: ANTONIO AUGUSTO/TSE - Catanduva terá 88.225 eleitores em 32 locais de votação, somando 259 seções
Por Guilherme Gandini | 07 de julho, 2022

A Justiça Eleitoral começou a convocar  os mesários que vão trabalhar nas eleições de outubro. No pleito deste ano, cerca de 2 milhões vão colaborar com o atendimento ao eleitor nas seções eleitorais, nos postos de justificativa e no apoio logístico no primeiro e segundo turnos. Em Catanduva, são cerca de 1.200 voluntários que vão atuar em 259 seções eleitorais.  

As pessoas que se inscreveram para trabalhar como mesários ou que foram convocados para prestar o serviço no dia da eleição vão receber um documento oficial da Justiça Eleitoral de forma física ou por aplicativo de mensagem e e-mail. A mensagem contém uma senha individual e instruções sobre como confirmar a nomeação.  

De acordo com Marcelo Micena, chefe do Cartório Eleitoral de Catanduva, apesar de as convocações já estarem sendo feitas, as inscrições para novos interessados continuam.   

“O Cartório Eleitoral continua firme nos preparativos para essas eleições com foco agora no recrutamento dos mesários. As inscrições ainda estão abertas, aqueles que queiram auxiliar a Justiça Eleitoral exercendo, não só a cidadania, mas também o patriotismo, podem fazer as inscrições através do nosso site ou do whatsaap 17 3523-9632”, ressalta.  

Eleitores menores de 18 anos não podem ser mesários, além de parentes de candidatos, integrantes de partidos políticos, ocupantes de cargos de confiança no Poder Executivo e servidores da Justiça Eleitoral.   

Após a convocação, os mesários passarão por treinamento virtual, no qual receberão informações sobre os procedimentos que deverão ser adotados durante a votação e soluções para eventuais problemas que podem surgir. Parte deles também terá capacitação presencial.  

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.  

NÚMEROS  

Para as eleições deste ano, Catanduva soma 88.225 eleitores, distribuídos em 32 locais de votação, espalhados pela cidade, em 259 seções. Nas eleições de 2020, Catanduva tinha 86.812 eleitores, configurando aumento de 1,62% em apenas dois anos. 

 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem