Jovens de Pindorama criam projeto que une fotografia e memórias da cidade
Aline de Andrade e Jan Felipe Cuoghi publicam imagens históricas e fotos atuais feitas por eles durante passeios de bicicleta
Fotos: CAMINHOS DE PINDORAMA
Por Guilherme Gandini | 19 de agosto, 2022
 
 

Um projeto criado como hobby por dois jovens de Pindorama começa a ganhar apoiadores nas redes sociais. O “Caminhos de Pindorama” é uma galeria de fotos atuais da cidade registradas por Jan Felipe Cuoghi, 27, e Aline Cristina de Andrade, 30, que se somam a imagens históricas que são enviadas por admiradores do trabalho. O resultado pode ser visto no Instagram.  

“Comecei a fotografar os prédios e casas antigas de Pindorama. E fui montando um acervo pessoal, guardando as fotos. Aí fomos expandindo, tirando fotos da área rural e começamos a perceber que seria legal ter uma galeria para as pessoas verem que Pindorama é bonita e não uma cidade sem nada, como muita gente fala”, relembra Aline, que é funcionária pública.  

Com formação em fotografia pelo Senac e com outros cursos na bagagem, Jan Felipe deu brilho especial à proposta, com registros em ângulos diferenciados. A ideia começou a tomar forma.  

“Fomos montando uma coisa legal para incentivar as pessoas a aproveitarem o que tem de bom e conhecerem a história de Pindorama. As pessoas começaram a interagir e estão enviando fotos e, junto delas, a história daquele momento, do local, do que foi vivenciado”, conta Aline.  

Entre os locais expostos nas redes sociais estão a Fazenda Experimental, a Igreja Matriz de Pindorama, as casas mais antigas do centro da cidade e também o chamado Caminho dos Ipês. Também ganham espaço na página cenas da natureza e pontos da área rural.   

Diante do apoio dos internautas, a dupla decidiu unir fotografia e memórias, tranformando o hobby em informação. “Muitas histórias vão se perdendo ao longo do tempo. Queremos ter esse registro fotográfico e histórico. É um registro do passado e do presente para as pessoas fazerem uma caminhada ou pegar a bike e sair para conhecer o que Pindorama tem de melhor.  

É justamente desta forma, pedalando, que eles percorrem o município para fazer as fotos. Daí, outra proposta surge: “A gente espera que, com essa ideia, nós possamos promover o cicloturismo. Tem muitos grupos que passam por Pindorama e fazem trilhas, rotas salvas em mapas. A gente resolveu, então, transformar o que a gente fazia em uma ideia mais concreta.”  

Sobre o futuro do projeto, Aline diz que a intenção é investir e aprimorar o trabalho fotográfico, celebrado inclusive nesta sexta-feira, 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia. “A gente pretende investir em equipamentos, melhorar as nossas postagens, deixá-las cada vez mais profissionais e, com isso, incentivar as pessoas a terem outro olhar para a cidade e a fotografia.”  

A dupla ainda tem como foco a promoção da cultura local. “A nossa cidade é um pouco carente de cultura. É uma cidade que precisa de mais incentivo na cultura. Eu gostaria que minha cidade valorizasse essa riqueza histórica. Que, através da fotografia, possamos despertar essa vontade nas pessoas. Por isso vamos fotografar todos os locais possíveis. A cada clique, uma surpresa.” 

 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Urupês reduz número de larvas de dengue e alcança índice satisfatório
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Espetáculo leva informação sobre a dengue a alunos de Santa Adélia
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Potirendaba abre inscrições de processo seletivo para área da educação