Jovens apresentam propostas de políticas públicas para o município
Iniciativa fez parte da formação dos 46 participantes do Programa Cidadania, desenvolvido pelo Instituto Votorantim
Foto: Divulgação - Participantes realizaram campanha de alistamento eleitoral com público jovem do município
Por Da Reportagem Local | 19 de outubro, 2024

Em setembro, Catanduva foi o palco do encerramento do primeiro ano do Programa Cidadania Catanduva, marcando o término de uma jornada intensa de formação de jovens de 15 a 24 anos. Ao longo de seis meses, os participantes foram imersos em temas como cidadania, participação política e protagonismo juvenil, por meio da iniciativa realizada pelo Instituto Votorantim com o apoio da Citrosuco e executada pela Politize!.

O objetivo do programa, segundo Annaluisa Lima, do Instituto Votorantim, é “por meio do olhar sensível para o indivíduo e para seu território, criar oportunidades para o exercício pleno da cidadania e o fortalecimento de escolhas políticas conscientes”.

Durante o período, os jovens adquiriram importantes competências, entre elas o engajamento em ações práticas de participação social e cívica; envolvimento em grupos diversos e parcerias do território; conhecimento político e compreensão sobre o sistema político brasileiro, cidadania e defesa de direitos; cooperação e solidariedade social; e capacidade para diálogos e trabalho em rede.

Um dos marcos mais significativos dessa formação foi a campanha de alistamento eleitoral, em que o grupo promoveu ativações para aumentar o número de jovens com título de eleitor. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 848 jovens de 16 a 24 anos realizaram o alistamento eleitoral em Catanduva em abril e maio. Esse aumento é um avanço importante, considerando que em 2022 esse grupo representava apenas 10% do eleitorado da cidade, com abstenção de aproximadamente 19%.

Manuela Gimenez, coordenadora de Desenvolvimento Territorial da Politize!, ressalta: "Nosso próximo desafio é garantir que esses jovens continuem contribuindo com o município, compareçam às urnas e participem ativamente na escolha de seus representantes nos próximos anos".

O ponto alto do evento foi a apresentação de 13 propostas de políticas públicas, elaboradas pelos 46 jovens participantes. Focadas em áreas como educação, saúde, esporte e inclusão social, essas propostas refletem o compromisso da juventude com o futuro de Catanduva.

“Com essa ação, nós procuramos incentivar que os próprios jovens propusessem soluções para as questões do município”, afirma Júlia Moutropoulos, assistente de Mobilização da Politize!. “Nesse sentido, a nossa contribuição é oferecer as ferramentas necessárias para que eles potencializem suas ações de maneira independente”, ressalta. As iniciativas foram compartilhadas com autoridades locais, e há grande expectativa de que possam influenciar positivamente o desenvolvimento da cidade.

A Citrosuco destaca o orgulho de fazer parte desse movimento. “Mais do que uma empresa, queremos ser uma parceira do desenvolvimento social de Catanduva”, afirma a Coordenadora de Produção, Maria Eduarda Cavallari. “Ao apoiar o Programa Cidadania, reafirmamos nosso compromisso com o futuro de nossa cidade, com o fortalecimento da democracia e com a construção de um mundo mais inclusivo e sustentável”, argumenta.

No evento de encerramento, a apoiadora anunciou que o Programa Cidadania foi renovado para 2025 e que as pré-inscrições já estão abertas, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento social do município. De olho no futuro, o Programa Cidadania Catanduva seguirá sua missão de formar juventude ativa, preparada para contribuir com o crescimento do engajamento cívico e fortalecimento da democracia. O link para inscrições é https://docs.google.com/forms/.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 22 de outubro de 2024
Pátio de serviços da rua Ceará é leiloado por R$ 3 milhões
Por Guilherme Gandini | 20 de outubro de 2024
Mais de 8 mil pessoas vivem do Bolsa Família em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 19 de outubro de 2024
Treze organizações são habilitadas para firmar parceria com o poder público