Jornada Literária Apocalíptica evoca a inclusão pela leitura
Festival promove a leitura para além dos livros e será realizado de 25 a 29 de outubro, no digital e no presencial
Foto: Divulgação - Mandingueiras da Pracinha fazem contação de histórias no Centro Social Estoril
Por Da Reportagem Local | 24 de outubro, 2023

Festival da Cia. Apocalíptica, de São José do Rio Preto, que revelou a arte, em especial da literatura, como importante companheira durante o longo período de distanciamento social imposto pela pandemia, a FrESTA – Jornada Literária Apocalíptica chega à sua 3ª edição celebrando a volta do convívio social, mas sem perder o palco digital.

Programado para 25 a 29 de outubro (quarta a domingo), o evento ganha formato híbrido, com atividades na internet e em diversos locais da cidade. Toda a programação é de graça.

Em 2023, a FrESTA promove a literatura para além dos livros tendo como foco a inclusão, permitindo que todas as pessoas, independentemente de particularidades físicas ou sociais, tenham acesso ao hábito da leitura.

A terceira edição tem como grande parceira a Fundação Dorina Nowill para Cegos, de São Paulo, instituição que há mais de 75 anos se dedica à inclusão de pessoas cegas e com baixa visão por meio da produção e distribuição gratuita de livros em braile, falados e digitais acessíveis.

A Fundação Dorina fará uma série de ações dentro da programação da jornada literária. Entre as atividades estão o Sarau Inclusivo, programado para o dia 26 de outubro, às 13h, no Instituto Rio-pretense de Cegos Trabalhadores. Além disso, a instituição paulistana também promove atividades formativas sobre o trabalho de inclusão realizado por meio da leitura.

Com mais de 60 horas de atividades entre os dias 25 e 29 de outubro, a 3ª FrESTA traz programação diversificada, com a participação de artistas e coletivos de Rio Preto e outras cidades paulistas. Mais informações estão no Instagram @cia.apocaliptica.

No ambiente digital, a jornada literária terá atividades no Youtube da Cia. Apocalíptica e no Zoom. No presencial, as atrações ocupam, além do Instituto dos Cegos, o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, o teatro do Sesi, o projeto Maquininha do Futuro, o Mercadão, o Centro Social Estoril e o Centro Cultural Vasco.

Dois lançamentos literários marcam a programação. O jornalista e escritor Raul Marques lança a segunda edição de seu livro de literatura para crianças “A menina que adorava perguntar” (Serifa Editora) e o ilustrador e quadrinista catanduvense Alex Sander, a HQ “Contos em noite de primavera árida”.

Outro destaque é o Sarau Urbano, marco do movimento de literatura marginal da cena artística de Rio Preto, que terá marcará o encerramento da 3ª FrESTA no Centro Cultural Vasco no dia 29 de outubro.

A terceira edição da FrESTA foi viabilizada pelo fomento do Edital ProAC nº 26/2022 – Realização de ações de incentivo à leitura (presenciais e/ou online) no Estado de São Paulo, do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Correios implanta CEP por logradouro em Pindorama e outros 16 municípios
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Elisiário faz apresentações teatrais sobre dengue nas escolas e no Cras
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Projeto itinerante Movimento & Saúde chega a Itajobi neste sábado