Jogos Olímpicos e Paralímpicos inspiram programação do Sesc Verão
Com o tema “Se joga no esporte!”, 29ª edição ocorre até 18 de fevereiro em todas as unidades com mais de mil atividades gratuitas
Foto: Toninho Switch - Programação terá aulas abertas e vivências de skate no Sesc Catanduva
Por Da Reportagem Local | 05 de janeiro, 2024

Um dos mais tradicionais projetos do Sesc São Paulo para o incentivo à prática regular de atividades físicas e a um estilo de vida mais ativo, o Sesc Verão chega em 2024 à sua 29ª edição, trazendo como tema “Se joga no esporte!”. Entre os dias 6 de janeiro e 18 de fevereiro, o público de todas as faixas etárias terá à disposição uma programação gratuita e diversificada em todas as unidades do Sesc.

Para este ano, o projeto tem como inspiração dois importantes pilares para nortear as mais de 1 mil atividades da programação: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 e a Pedagogia do Esporte - metodologia aplicada nos programas esportivos do Sesc SP, que utiliza o jogo como ferramenta de ensino.

Seguindo esta proposta, a programação buscará transcender a simples exposição de modalidades esportivas, concentrando-se em processos e princípios pedagógicos que consideram diversos fatores, como as características das pessoas envolvidas, os cenários esportivos, a diversidade de modalidades e do público, além dos contextos socioculturais e os significados atribuídos ao esporte.

A ideia, segundo o Sesc, é levar um grande público a experimentar diversas atividades físico-esportivas, buscando a permanência dessas pessoas de forma a incorporá-las no seu cotidiano.

“O Sesc Verão é, tradicionalmente, o evento institucional que marca o início das atividades a cada novo ano nas unidades do Sesc SP. Isso porque as circunstâncias propícias – clima quente e as férias profissionais e escolares – possibilitam que pessoas e famílias inteiras se permitam sensibilizar e se aproximar das propostas desenvolvidas no âmbito do lazer, das práticas esportivas e das questões socioculturais intrínsecas a esses campos”, destaca o diretor regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina.

CATANDUVA

A programação esportiva do Sesc Catanduva terá entre seus destaques o “Verão Zen - meditação da lua cheia”, com Carla Merighi, cuja proposta é proporcionar estado profundo de descanso e conexão interna. A atividade será no dia 24 de janeiro, quarta-feira, das 19 às 20h30, com inscrições gratuitas no local.

Outra atração será o “Verão Zen - palestra mindfulness (atenção e lucidez), com Andréia Baiocato – um treino direcionado à mente para estar mais presente e consciente, reduzindo a influência de pensamentos automáticos. Será no dia 27 de janeiro, sábado, das 16 às 17 horas, também grátis.

Haverá, também, o Festival Sesc de Triathlon, no dia 25, às 9h30, no formato curta distância, para as faixas etárias de 16 anos em diante. As atividades utilizarão os espaços do Sesc, como as piscinas, esteiras e bicicletas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo Portal do Sesc, app e no Sesc.

Já o projeto “Ser Olímpico” oferecerá Clínica de Triathlon com Rodrigo Langeani de 9 de janeiro a 22 de fevereiro, às terças e quintas-feiras, das 18 às 20 horas, e de 13 de janeiro a 24 de fevereiro, aos sábados, das 10 h às 12 horas. Serão duas turmas: iniciante e avançado, com vagas limitadas e inscrições prévias.

Outra ação do projeto será a Clínica de Handebol, com Morten Soubak, técnico campeão mundial pela seleção brasileira feminina de Handebol. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas de forma antecipada. A atividade acontece no dia 3 de fevereiro, sábado, das 14 às 17 horas, no Sesc.

Antecedendo a clínica, Soubak vai liderar o Camp de Handebol, acampamento de férias para jovens e adolescentes, com o intuito de desenvolver a prática esportiva do handebol em diferentes contextos, além de proporcionar momentos de diversão, socialização e autonomia. Será de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, terça a sexta, das 18h30 às 21 horas, grátis e não recomendado para menores de 12 anos.

Na programação gratuita, além dos destaques acima, estão atividades como aulas de práticas corporais, aulas abertas de dança de salão, vivências de skate, acquatênis, beach tênis e muito mais. A agenda completa está nas redes sociais do Sesc (@sesccatanduva) e no portal https://www.sescsp.org.br/projetos/sesc-verao/.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 27 de abril de 2024
Após derrota para o Sesi Araraquara, Bax recebe Sodiê Mesquita hoje
Por Stella Vicente | 27 de abril de 2024
Serrano Esporte Clube busca revanche na final da Copa Rio Preto de Futsal
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Sara Nascimento e Murilo Batista brilham no Campeonato Paulista de Judô