O Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC) 2023, tem início neste sábado, 21, com a apresentação do espetáculo A Mulher Monstro, da S.E.M Cia de Teatro (Sentimento, Estéticas e Movimento), de Natal/RN, pela Mostra Nacional do festival. A sessão única e gratuita será às 19 horas, no Teatro Municipal Nelson Castro, na av. Feliciano Sales Cunha, 1.020, Jardim Novo Aeroporto.
A capacidade é de 130 pessoas e a retirada de ingresso será no local, uma hora antes do espetáculo. A classificação é 14 anos. Para outros espetáculos, a distribuição de ingressos segue o mesmo modelo, exceto aqueles em locais públicos e abertos, onde o acesso é livre.
A Mulher Monstro é um espetáculo cômico e trágico baseado em declarações lamentáveis, polêmicas e verídicas das redes sociais, de políticos e figuras públicas. Como Drag Queen, José Neto Barbosa trata a atualidade brasileira expondo violências cotidianas e a personalidade de uma burguesa cis, falsa religiosa, perseguida pela visão intolerante da sociedade.
Provocando gatilhos emocionais na plateia, indo nos limites do humor e os questionando na performance, presa numa pequena jaula, há a transformação de um verdadeiro monstro.
MAQUINISTA
O espetáculo da Mostra Nacional do JBC no domingo, dia 22, será Maquinista do Pavilhão Magnólia, de Fortaleza/CE. A peça será apresentada às 19 horas, no Complexo Esportivo Pinheirinho, na av. Monte Aprazível, 2.640, Eldorado. A capacidade é para 300 pessoas.
O EVENTO
O Janeiro Brasileiro da Comédia acontece entre 21 e 30 de janeiro, com 20 atrações teatrais. É o dobro de apresentações de 2022 e, além dos dez espetáculos da Mostra Nacional, a novidade é a programação com mais dez atrações no Cabaret do Riso, espaço noturno e alternativo. Haverá ainda a exposição fotográfica itinerante “Vai Recomeçar a Brincadeira!” e painel crítico, batizado de Riso Crítico.
A edição marca os 20 anos do JBC. Todas as ações e atrações são gratuitas. O evento é realizado pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura. Apoio institucional: Conselho Municipal de Políticas Culturais, Centro Cultural Vasco, Unesp/Ibilce e Sesi.
Autor