Itajobi oferece formação continuada a professores e gestores das escolas
Iniciativa é promovida com frequência na cidade; nesta semana, equipe teve oportunidade de aprendizado em vários segmentos
Foto: PREFEITURA DE ITAJOBI - Professores e gestores participaram de formações direcionadas para cada um dos segmentos da educação
Por Da Reportagem Local | 13 de agosto, 2022
 

O Departamento de Educação e Cultura (DMEC) de Itajobi, em parceria com a Editora Brasil Cultural, está realizando uma série de formações com os docentes do município. Na última terça-feira, 9, professores e gestores tiveram a oportunidade de participar de formações distintas, voltadas para cada um dos segmentos da educação, sendo eles creche, pré-escola e Ensino Fundamental I e II.  

Os profissionais de creche receberam a formação com o tema 'Lei Lucas - Primeiros Socorros', com a enfermeira Melissa Castanho, de Marília, que apresentou informações importantes a respeito do atendimento socorrista de bebês de 4 meses a crianças de 3 anos e 11 meses de idade. A parte prática, de treinamento dessa formação, está agendada para a próxima terça-feira, dia 16.  

Já os profissionais da pré-escola participaram da formação com o tema "Construção de Brinquedos e Brincadeiras com função didática planejada", com o formador Danilo Kirnew, também de Marília, que abordou questões do período pandêmico, em que as crianças ficaram muito tempo expostas à tecnologia e aos recursos digitais, deixando de lado o movimento e o desenvolvimento das habilidades de psicomotricidade, como equilíbrio, lateralidade, espacialidade, entre outros.  

O formador incentivou a retomada de atividades, por ele denominadas "folclóricas", tais como amarelinha, soltar pipa, pular corda, entre outras brincadeiras que resgatam "o brincar" e a função do adulto como condutor de experiências e participante desse "brincar" junto à criança.  

Por fim, as equipes do Ensino Fundamental I e II tiveram a formação com o tema 'Um Giro pela Aprendizagem', com os formadores responsáveis pelo material utilizado pela rede municipal que tem como proposta principal, resgatar o domínio das habilidades essenciais de cada etapa. Foram apresentadas sugestões de atividades e os formadores ouviram relatos dos professores sobre as dificuldades que eles têm encontrado nesse momento de retomada pós-pandemia.  

A diretora municipal de Educação e Cultura, Glauci Rodrigues Pastre, ressaltou a importância da formação continuada: "A educação é um processo contínuo, que perdura por toda a vida, e nesse momento precisamos estar mais do que nunca, abertos e dispostos ao novo, ao compartilhar e ao partilhar nossos conhecimentos e vivências, para que novas práticas possam ser construídas."

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 28 de março de 2024
Prefeitura de Novais inaugura espaço temático para celebrar a Páscoa
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Concurso do Semae de Rio Preto tem 5.682 candidatos para 28 vagas
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Santa Adélia investe quase R$ 380 mil em recapeamento