Itajobi confirma um óbito por dengue; cidade soma 14 casos positivos
Atualização diz respeito ao período de 1º a 12 de março; a Prefeitura e o Departamento de Saúde vêm realizando ações de conscientização e prevenção
Crédito: Prefeitura de Itajobi - Ações de conscientização vêm acontecendo desde fevereiro na cidade
Por Stella Vicente | 14 de março, 2024

Nesta semana, Itajobi confirmou um óbito por dengue. Segundo o boletim informativo divulgado pela Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Saúde, no período de 1º a 12 de março foram 78 notificações, sendo 14 casos confirmados e 39 descartados. Na última atualização, 25 exames ainda aguardavam resultados.

Diante deste cenário, a Prefeitura de Itajobi vem realizando diversas ações e adotando medidas a fim de combater a proliferação da doença no município. Dentre elas, estão os bloqueios e trabalho casa a casa para orientação da população; orientação nas escolas Posto de Saúde; divulgação em meios de comunicação; e trabalho de nebulização.

Quanto aos bloqueios, o órgão afirma que atuam em residências e realizando visitas casa a casa para orientar os moradores sobre as medidas preventivas contra a dengue. “É crucial que todos compreendam a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti em suas propriedades”, pontua.

Além das residências, os esforços de orientação nas escolas e nos postos de saúde foram intensificados. O motivo é que estes locais desempenham um papel fundamental na disseminação de informações e na conscientização da comunidade sobre os riscos associados à dengue.

“Reconhecemos a necessidade de alcançar o maior número possível de pessoas com informações sobre o combate à dengue. Por isso, estamos utilizando todos os meios de comunicação disponíveis, incluindo rádio, redes sociais e panfletagem, para difundir mensagens educativas e alertar a população sobre a importância da prevenção’, acrescentou a Prefeitura.

Na prática, o trabalho de nebulização foi iniciado na semana passada em todos os bairros de Itajobi. A medida é complementar às ações preventivas, visando reduzir a população de mosquitos adultos e, consequentemente, o risco de transmissão da dengue.

“Ressaltamos que o combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e toda a comunidade. Portanto, pedimos a colaboração de todos os cidadãos de Itajobi para que adotem as medidas preventivas recomendadas e participem ativamente das ações promovidas pela Prefeitura. Estamos comprometidos em proteger a saúde e o bem-estar de nossos munícipes e continuaremos trabalhando incansavelmente para controlar a proliferação da dengue em nosso município”, ressaltou a Prefeitura de Itajobi, em nota ao O Regional.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Stella Vicente | 05 de maio de 2024
Pindorama Rodeio Show terá três atrações musicais no final deste mês
Por Da Reportagem Local | 05 de maio de 2024
Queima do Alho de Santa Adélia será em 9 de junho com renda ao HCC
Por Da Reportagem Local | 03 de maio de 2024
Grêmio Novorizontino abre as portas do Jorjão para alunos da Apae