O município de Itajobi completa nesta terça-feira, dia 4 de abril, 104 anos. Em 2023, a comemoração festiva aconteceu ao longo do final de semana anterior à data, com passeio de trenzinho para as crianças, Festa do Sorvete e show com o cantor Pedro Montana na Praça 9 de Julho.
A história da cidade tem início em 1884 quando Inácio Nantes da Costa e sua mulher oficializaram a doação de um pedaço de terra à Nossa Senhora Aparecida na fazenda Campo Alegre, tendo como objetivo formar um patrimônio em seu louvor. Junto com outras famílias como a Ferreira de Toledo, Costa Ribeiro, Cardoso de Matos, Machado de Oliveira, Ribeiro Ferraz, Machado Magalhães, Tripeno e Sene, foi possível construir uma capela dedicada à Santa Padroeira.
Mais tarde, já em 1994, novos moradores foram chegando ao local, dentre eles italianos, alemães e sírios, responsáveis por impulsionar a agricultura e o comércio. Em agosto de 1906, o Distrito de Paz foi criado, mudando o nome de Campo Alegre das Pedras para “Itajubi”, que segundo relatos em do tupi "itá- jubi", que significa "pedra preciosa".
Já a elevação a município aconteceu em outubro de 1918, abrangendo naquela época também os territórios que hoje são de Urupês, Vila Roberto e Marapoama. A grafia do somente foi alterada para Itajobi por meio do decreto-lei estadual nº 9073, de 31 de março de 1938.
A economia de Itajobi gira em torno principalmente da agricultura, produzindo laranja, cana-de-açúcar e sendo conhecida como a “Capital Mundial do Limão”, com destaque para a produção de lima ácida, o popular Limão Tahiti.
Atualmente, o prefeito do município é Sidiomar Ujaque, o Paquinho, que expõe sua admiração pela cidade e seu povo. “Neste 4 de abril comemoramos 104 anos de história de uma cidade acolhedora, que desde o início abraça de coração aberto a todos que aqui buscam prosperidade e tranquilidade. Junto com esse povo acolhedor e batalhador, estamos trabalhando muito para que Itajobi se desenvolva cada dia mais, proporcionando, sobretudo, qualidade de vida a todos os que aqui vivem e contribuem para o seu progresso. Parabéns, Itajobi”, exalta o prefeito.
Autor