IPVA: pagamento das placas 1, 2 e 3 é prorrogado até hoje
Alteração foi motivada pela mudança do horário dos bancos durante o Carnaval
Foto: Reprodução - Sefaz-SP optou por deixar todos os vencimentos no mesmo dia do mês
Por Da Reportagem Local | 15 de fevereiro, 2024

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) retoma o calendário de pagamento do IPVA 2024. Em fevereiro, os proprietários podem quitar o imposto de forma integral, sem o desconto, ou, para quem optou pelo parcelamento, recolher a segunda parcela.

O calendário de vencimento de acordo com o final de placa dos veículos começou em 11 de fevereiro e segue até o dia 24. Apesar disso, por causa do Carnaval, o recolhimento do imposto para as placas finais 1, 2 e 3 poderá ser feito até esta quinta-feira, dia 15 de fevereiro.

Isso porque a Sefaz-SP não considera a Quarta-Feira de Cinzas no cálculo, porque o funcionamento dos bancos é em horário diferente do habitual – apenas meio expediente.

Assim como no ano passado, para não gerar confusão nos contribuintes que pagam o imposto de forma parcelada, a Sefaz-SP optou por deixar todos os vencimentos no mesmo dia do mês – a placa 1, por exemplo, tem os vencimentos seguintes em 11 de março, 11 de abril e 11 de maio.

A novidade para 2024 é o pagamento via PIX, mas também continuam valendo as demais opções de recolhimento diretamente na rede bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.

A consulta do valor pode ser feita em toda a rede bancária ou diretamente no portal da Sefaz-SP, (https://portal.fazenda.sp.gov.br/), mediante o número do Renavam e placa do veículo.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Tarifas de pedágio da Washington Luís terão reajuste em 1º de maio
Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Governo de SP anuncia pacote de R$ 1,4 bilhões para o agronegócio
Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários