O Instituto de Previdência dos Municipiários de Catanduva (IPMC) realizará, este mês, mais um pleito eleitoral para formação do Conselho Municipal de Previdência e Conselho Fiscal. Todos os segurados, ativos, inativos e pensionistas, têm direito a voto. São ao todo 3.344 eleitores, que estão assim distribuídos: 2.138 são funcionários da ativa e 1.206 aposentados e pensionistas.
As eleições ocorrerão nos dias 6 e 7 de dezembro no Centro de Convenções, situado na av. São Domingos, 880, no Centro. Na primeira data, das 7h30 às 19 horas, e no dia seguinte, das 7h30 às 18 horas. A apuração será no dia 7, após encerramento da votação. A presidente da Comissão Eleitoral é Rosane Rizzo e o mandato dos eleitos será de dois anos, entre 2024 e 2025.
O Conselho Municipal de Previdência terá sete membros efetivos com no mínimo três anos de contribuição junto ao IPMC, sendo seis representantes da prefeitura, dentre estes, dois representantes dos aposentados e pensionistas e um da Câmara, eleitos entre os mais votados.
Entre as responsabilidades do Conselho de Previdência estão aprovar a proposta orçamentária anual, a contratação de instituição financeira para administrar a Carteira de Investimentos e de Consultoria Externa Técnica Especializada; a celebração de convênios; elaboração e votação do Regimento Interno; acompanhar a avaliação técnica e atuarial; e aprovar as contas do institut
O Conselho Fiscal também será constituído por sete membros inscritos no IPMC há pelo menos três anos, devendo ser funcionário efetivo da prefeitura, autarquias ou da Câmara de Vereadores, sendo eleitos cinco representantes dos ativos e dois dos inativos e pensionistas.
Compete ao Conselho Fiscal acompanhar a organização dos Serviços Técnicos e a admissão de pessoal e a execução orçamentária; examinar as prestações efetivadas pelo IPMC aos servidores; verificar balancetes mensais; acompanhar recolhimento mensal de contribuições; aferir valores em depósito; examinar e dar parecer em contratos, acordos e convênios; entre outras.
Os conselheiros eleitos auxiliarão e fiscalizarão a gestão dos recursos do IPMC, cujo patrimônio atual é de aproximadamente R$ 450 milhões.
“A boa situação do IPMC interessa aos servidores municipais, à Prefeitura e a todos os Munícipes, pois os servidores têm garantidos os pagamentos da assistência médica, aposentadorias e pensões. Já à Prefeitura e aos Munícipes, um Instituto funcionando adequadamente, contribui para a capacidade de investimento da Municipalidade”, diz o superintendente José Roberto Setin.
Autor