O Instituto de Previdência dos Municipiários de Catanduva - IPMC vai assinar contrato com o São Domingos Saúde para prestação de serviços médicos, laboratoriais e hospitalares a mais de 7.800 servidores municipais. A operadora foi a única a participar da licitação realizada na manhã desta quarta-feira, 18, que definiria o novo plano de saúde para o funcionalismo.
O instituto bancará cerca de R$ 2,750 milhões por mês, o que representa alta de 35% com relação ao custo atual e se aproxima ao que a empresa pleiteava de reajuste contratual, índice inviável dentro do mesmo contrato. Os pontos positivos para os beneficiários são os fatores, que ficaram aquém do que o plano pretendia, e a taxa de internação, que ficou abaixo da metade.
“O primeiro pregão foi deserto e esse veio o São Domingos, que teve interesse na participação novamente. Estamos analisando a documentação e, assim que terminarmos, aguardaremos a operadora para assinar o novo contrato. Provavelmente no mês de novembro os servidores vão pagar os valores novos”, pontua o diretor superintendente do IPMC, José Roberto Setin.
O gestor lembra que o contrato é bastante específico e exige atendimento ambulatorial e hospitalar na própria cidade, o que faz com que somente as operadoras de saúde locais tenham interesse na concorrência, ainda que o pregão eletrônico seja aberto a qualquer empresa do país. O novo contrato será válido por 12 meses, com início provável em 1º de outubro.
Setin projeta que o plano de saúde dos servidores precisará passar por reestruturação, já que a cada licitação fica mais difícil atrair operadoras interessadas na carteira de segurados do IPMC.
“É uma luta constante para manutenção (do plano). Vamos ter, depois, no final do ano e início do próximo ano, trabalhar com os servidores, fazer uma reestruturação no plano de saúde, teremos que convocar o servidor para fazer readequações. A gente frisa que, no momento, ele está garantido. Tivemos que colocar a mão no bolso, mas obtivemos êxito na licitação”, celebra.
Ele reforça que as decisões foram tomadas em conjunto com os conselheiros do IPMC, que garantem suporte para administração do instituto. “A responsabilidade de manutenção do plano é dos dois conselhos, mais a direção do IPMC, então, trabalhando juntos a gente conseguiu êxito. Mas no futuro próximo vamos iniciar as tratativas com os servidores para fortalecer o plano.”
No atual cenário, diz Setin, a operadora de saúde comprovou prejuízo mensal de R$ 600 mil com o funcionalismo. O intuito é fazer as mudanças necessárias nas regras do plano para não ter dificuldade nos processos licitatórios e conseguir firmar contratos duradouros. “Sem ficar sempre preocupando o servidor sobre a possível perda do plano de saúde”, completa.
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