Ipem-SP recomenda cuidados na compra de produtos têxteis e eletrodomésticos
De lençóis, toalhas de banho a roupas, os produtos confeccionados com tecido merecem atenção especial do consumidor, inclusive, eletrodomésticos
Foto: DIVULGAÇÃO - Segundo o órgão, as informações contidas na etiqueta são fundamentais e precisam seguir critérios específicos
Por Da Reportagem Local | 01 de maio, 2022
 

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) alerta sobre os cuidados necessários na compra de produtos têxteis, que podem causar alergias e outros problemas de saúde, e também de eletrodomésticos para o Dia das Mães. 

As informações contidas na etiqueta são fundamentais e precisam seguir critérios específicos. Devem conter seis informações em português, três sobre o fabricante ou importador, incluindo marca, CNPJ e país de origem, e outras três informações sobre o produto: tamanho, composição têxtil e os símbolos de cuidados com a conservação do produto. 

Todos os tipos de filamentos utilizados para a produção da peça devem estar mencionados com a indicação percentual de cada um. É proibido o uso dos nomes das marcas comerciais ou em inglês. O tamanho das peças pode ser indicado por numeração ou letras.  

Resolveu dar um eletrodoméstico? Fique de olho na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia. Todos os eletrodomésticos devem apresentar o selo do Inmetro que informa sobre o consumo. Lavadoras e fogões devem apresentar consumo de água e gás, respectivamente.   

No caso de secador de cabelo, chapinha, ferro de enrolar cabelos, é necessário o selo do Inmetro no produto e na embalagem - indicativo que o produto possui aprovação em funcionalidade e segurança. Outro lembrete: exija sempre a nota fiscal.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 19 de abril de 2024
Encontro de Veículos Antigos deve atrair multidão com 2 dias de atrações
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Direito da Unifipa recebe ‘Selo OAB Recomenda’ pela segunda vez
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Recanto Monsenhor Albino estimula idosos em oficina de pizzas