Com cinco vitórias em cinco rodadas, o catanduvense Breno D’Alkmin Pereira da Silva, de 15 anos, foi o grande campeão geral do 1º Aberto de Xadrez Clássico Memorial Stergios Grigorios Tsiloufas, em Macaubal/SP, no final de semana passado. A competição reuniu 30 enxadristas de vários municípios nas dependências do Centro de Convivência do Idoso.
“É mais um resultado expressivo do jovem de apenas 15 anos que ao vencer este forte torneio de categoria livre (para jogadores de todas as idades) de forma tão convincente já se firma como um dos maiores nomes do xadrez na região Noroeste Paulista da atualidade”, avalia o diretor do Clube de Xadrez de Catanduva (CXC), Silvio Shiroma.
Quem também se destacou foi o professor do CXC, Iago Alves, que conquistou o 3º lugar na competição, performando com 3 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota. Participaram das disputas enxadristas de Macaubal, Catanduva, Araraquara, Bauru, Barrinha, Dirce Reis, Mirassol, Lençóis Paulista, São José do Rio Preto, São Pedro do Turvo e Tabapuã.
O certame foi chancelado pela Fide (Federação Internacional de Xadrez), o que rendeu pontos no ranking mundial para ambos os enxadristas catanduvenses, que também garantiram prêmio em dinheiro ofertado pela organização. O próximo desafio da equipe de Catanduva será nos Jogos Regionais de 2024, que terá disputas de domingo a terça-feira, 21 a 23, em Araçatuba.
Autor