Representantes da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, estarão em Catanduva no dia 26 de setembro para um encontro com empreendedores interessados em exportar produtos e serviços. O evento marca a apresentação da Sala do Comércio Exterior, inciativa que surgiu após conversas entre a InvestSP e a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do município.
A InvestSP, que já atua na promoção de exportação e na capacitação de empreendedores que querem acessar o mercado internacional, tem atuado junto a gestores locais de todo o Estado para incentivar e apoiar prefeituras na criação de ações voltadas ao empreendedorismo.
O objetivo é que a Sala do Comércio Exterior, com inauguração oficial prevista para outubro, seja um espaço de debates e orientação aos empresários, inclusive os de pequeno e médio porte, e que possa organizar, também, rodadas de negócios entre compradores e vendedores.
“Incentivar as exportações é incentivar a melhoria dos processos e o ganho de competitividade das empresas paulistas, com geração de emprego e renda. Queremos que as prefeituras, que estão mais perto dos empreendedores, sejam parceiras estratégicas do Estado na orientação e na preparação deles para o mercado internacional”, diz a gerente de Comércio Exterior da InvestSP, que estará em Catanduva no dia 26, Elisabete Donato.
A Sala do Comércio Exterior de Catanduva ficará na nova sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, localizada na avenida Eng. José Nelson Machado, 1.795.
POUPATEMPO DO EXPORTADOR
Empreendedores da região, de qualquer porte e setor, também poderão participar, no dia 13 de novembro, do “11ª Seminário SP Export e Poupatempo do Exportador”, realizado em São Paulo, na sede da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico e da InvestSP.
O objetivo é criar oportunidades de negócios e aproximar empreendedores, possíveis clientes e parceiros, prestadores de serviços e o poder público para ampliar as exportações do Estado de São Paulo. Inclusive de produtores rurais e empresas de micro, pequeno e médio porte.
Além de acompanhar um ciclo de palestras com autoridades e especialistas, os participantes terão acesso a rodadas de negócios e a diversas empresas e instituições que oferecem produtos e serviços de apoio à exportação, como despacho aduaneiro, logística e obtenção de licenças. Mais informações estão disponíveis no link: https://www.investe.sp.gov.br/.
Autor