Inverno promete ser menos chuvoso nas próximas semanas na região
Pesquisadora científica e agrometeorologista Angelica Prela-Pantano explica o que acontece até chegada de novas frentes frias
Crédito: Divulgação - Para as próximas semanas, estão previstas duas novas frentes frias em São Paulo
Por Da Reportagem Local | 23 de junho, 2023

O inverno no hemisfério sul começou oficialmente no dia 21 de junho, às 11 horas e 58 minutos. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que a estação será marcada por um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e em parte do Norte e Nordeste do Brasil.

Até o fim desta semana, a frente fria, que fez a temperatura despencar, irá se afastar, porém com a chegada do inverno, os termômetros tendem a marcar mínimas e máximas temperaturas mais baixas à noite e o início das manhãs devem marcar entre 12 e 15 °C. As tardes serão mais amenas, com máximas entre 26 e 29 °C. Os dias tendem a ser ensolarados na região noroeste paulista.

De acordo com a pesquisadora científica e agrometeorologista do Instituto Agronômico da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, Angelica Prela-Pantano, não há previsão de chuvas para a região noroeste de São Paulo para os próximos dias.

“A gente não tem previsão de chuva ainda a médio prazo. Então nos próximos 15 dias não tem previsão de chuva para essa região, mas o inverno começou nesta semana e ele vem com temperaturas mais baixas. Ficamos na dependência de entrada de frente fria, entrando frente fria e com possibilidade chuva e uma massa polar mais forte, ela chega na região com mais força e com isso derruba as temperaturas. Mas as temperaturas nessa faixa de 12 e 13°C ainda na madrugada vão ser constantes e vai ser normal para essa época do ano”, diz Angelica.

Para as próximas semanas estão previstas duas frentes frias. A primeira delas chega na primeira semana de julho, com menor intensidade. Já por volta do dia 10, a segunda frente fria deverá vir acompanhada por chuva em parte do estado, trazendo sensação maior de frio.

“Na última semana de junho, começando julho, a gente continua com essas temperaturas baixas. No entanto, a gente não tem previsão de chuva, então serão dias ensolarados, mas com as noites ainda geladas. Na primeira semana de julho a gente tem uma nova entrada de frente fria na semana do dia 10, daqui praticamente 20 dias, a gente tem uma entrada de frente fria, que vem acompanhada de chuva. Então a sensação é de um frio maior, mas a gente precisa esperar, porque com essa frente fria vem essa chuva, provavelmente vem uma massa de ar polar. Se essa massa de ar vier com força e chegar na nossa região ainda com força, as temperaturas devem cair novamente”, detalha.

No inverno, a redução da chuva em grande parte do Brasil é devido à persistência de massas de ar seco, o que provoca a diminuição da umidade relativa do ar e, consequentemente, favorece a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, bem como o aumento de doenças respiratórias.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 09 de maio de 2024
Jornada Esportiva Solidária reúne atletas da região em Pindorama
Por Guilherme Gandini | 09 de maio de 2024
Circuito Sesc de Artes chega a mais duas cidades no final de semana
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Nascimentos surpresa em Urupês desafiam protocolos de saúde