Estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS), que oferece 332 bolsas de estudo para cursos de língua inglesa ou espanhola em instituições de ensino da Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda.
Na região de São José do Rio Preto, serão beneficiados 13 estudantes com melhor aproveitamento acadêmico das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de Santa Fé do Sul, Dr. José Luiz Viana Coutinho (Jales), Elias Nechar (Catanduva), Frei Arnaldo Maria de Itaporanga (Votuporanga), Padre José Nunes Dias (Monte Aprazível), Philadelpho Gouvêa Netto (São José do Rio Preto), Prof. Armando José Farinazzo (Fernandópolis), Prof. Matheus Leite de Abreu (Mirassol), Profa. Marinês Teodoro de Freitas Almeida (Novo Horizonte) e as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Catanduva, Jales e Rio Preto.
Nas Etecs, podem se candidatar jovens matriculados na segunda série dos Ensinos Médio ou Integrado ou no segundo módulo dos cursos técnicos. Já nas Fatecs, o estudante precisa ter Percentual de Progressão (PP) de Intercâmbio de 50 a 75%.
O intercâmbio prevê um curso intensivo de língua inglesa ou espanhola, com duração de quatro semanas, com as seguintes despesas pagas: passagem aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, chip de internet, seguro-viagem, taxas de emissão de visto de estudante (Visa) e Sevis para entrada nos Estados Unidos, ajuda de custo e tag de identificação das malas.
Caberá ao participante providenciar e custear documentos pessoais necessários para a viagem, como passaporte e o deslocamento para obtenção do visto americano. Os embarques estão previstos para novembro de 2023, janeiro e fevereiro de 2024. As inscrições estão abertas até o dia 27 de agosto no endereço: https://arinter.cps.sp.gov.br/editais-abertos/.
De acordo com a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, o contato com diferentes culturas é uma experiência muito enriquecedora para os alunos das Etecs e Fatecs. “O Intercâmbio Cultural se destaca por ser um grande diferencial para os jovens no momento de ingresso no mercado de trabalho.” “Sabemos que os profissionais que conseguem se expressar em um segundo idioma são muito valorizados e largam na frente na busca por um emprego.”
Autor