Instituto Federal terá Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial
Foto: Reprodução/KFYO - Centro de Pesquisa em I.A. de Catanduva terá colaboração da Texas Tech University
Campus de Catanduva foi selecionado via edital voltado à tecnologia, junto a outros quatro polos da instituição
Por Da Reportagem Local | 26 de setembro, 2025

O Instituto Federal de São Paulo – Campus Catanduva foi selecionado via edital e receberá um Centro de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial Aplicada (Cepia2). Outras quatro cidades foram escolhidas para implantação de novos Centros de Pesquisa e Inovação (Cepins), somando investimento de R$ 250 mil nos cinco polos para estruturação dos laboratórios necessários.

De acordo com o IFSP, o centro nasce com a missão de desenvolver soluções de Inteligência Artificial aplicada em Saúde Digital, Cibersegurança, Internet das Coisas, Processos Industriais, Educação e Química 4.0, colocando Catanduva e região no mapa da inovação tecnológica.

Os projetos como o mapeamento da dengue com uso de IA, a segurança de redes em ambientes industriais, o uso de veículos aéreos não tripulados em situações de emergência e a Química 4.0:  da Descoberta Molecular à Inovação Pedagógica com Inteligência Artificial já estão em andamento e terão avanço acelerado com a infraestrutura do Cepia2.

De acordo com o coordenador do projeto, Márcio Andrey Teixeira, o centro atuará de forma integrada com a comunidade, empresas e órgãos públicos. “A aprovação neste edital reforça a qualidade da nossa equipe e o potencial de impacto do projeto. Nosso foco é transformar conhecimento em soluções concretas, que melhorem a vida da população, aumentem a competitividade da indústria e fortaleçam a educação pública”, afirma.

O Cepia2 terá a colaboração de pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras, incluindo universidade dos Estados Unidos – casos dos campi do IFSP de Bragança Paulista, São José dos Campos, São Carlos e da Texas Tech University (EUA). Também haverá parcerias com empresas de tecnologia e a Prefeitura de Catanduva para ampliar o alcance e a relevância aos projetos.

A expectativa é que, após a aquisição dos equipamentos para a estruturação do laboratório, o Centro de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial Aplicada produza protótipos tecnológicos, softwares de código aberto, artigos científicos de impacto e ações de transferência de tecnologia.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
Criminosos usam nome e dados de pessoas internadas em golpes
Por Da Reportagem Local | 26 de setembro de 2025
Patrulha Rural encontra homem morto dentro de carro no canavial
Por Da Reportagem Local | 26 de setembro de 2025
Primeiros pedágios eletrônicos das rodovias paulistas completam 1 ano