O Instituto Federal de São Paulo – IFSP Catanduva está recebendo a carreta-escola “Road Show ABGD Huawei Solar”, iniciativa da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), em parceria com a Huawei e apoio de outras empresas do mercado de energia solar. O programa iniciou em junho do ano passado seu segundo giro pelo Brasil e estará na cidade até esta quarta-feira, 8.
O “Road Show Huawei Solar” é um veículo totalmente adaptado, equipado com energia solar. Trata-se de um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real que possui estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa funcional alimentada por energia solar.
A unidade móvel oferece dois cursos sobre fundamentos dos sistemas fotovoltaicos (energia solar) e técnicas para instalação de painéis solares à população local.
São três os objetivos do projeto: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de difícil acesso.
"O Road Show tem como foco ensinar a população a respeito dos benefícios que a energia solar oferece, além de capacitar ainda mais as pessoas que já atuam nesse segmento. Para isso, vamos percorrer todas as regiões do país”, comenta Guilherme Chrispim, presidente da ABGD.
Durante a primeira edição, realizada de maio de 2021 a abril de 2022, a carreta passou por 68 cidades, em 20 Estados e no Distrito Federal, capacitando 2.833 pessoas. Foram 31.179 quilômetros rodados – sete vezes a distância do Oiapoque/AP ao Chuí/RS – e cerca de 1.200 horas de aula. Desta vez, o veículo deve percorrer cerca de 21 mil quilômetros, passando por aproximadamente 44 cidades em 20 Estados e no Distrito Federal, beneficiando mais de 4 mil pessoas.
Em Catanduva, a unidade oferece os cursos “Introdução aos Fundamentos e Dimensionamentos do Sistema Fotovoltaico”, destinado a todos que querem conhecer como funciona a geração de energia solar, e “Integração e Aprofundamento Técnico do Sistema Fotovoltaico”, direcionado a quem já atua no setor e busca se atualizar com o que há de mais novo em geração distribuída.
A carreta está no IFSP Catanduva, na av. Pastor José Dutra de Moraes, nº 239, Distrito Industrial Antonio Záccaro. Os interessados devem se inscrever no site abgd.com.br/roadshow, que contém os requisitos para participação. Ainda há vagas para o curso Introdutório - turma 6, na quarta-feira, 8, às 14 horas. No dia, basta levar 1 kg de alimento não perecível como doação.
O projeto pode beneficiar até 120 pessoas em Catanduva, contabilizando os dois cursos, com carga horária de 4 horas cada um. O conteúdo programático inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas.
Além dos aspectos técnicos, o curso abordará também as diversas etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos e promoverá o empreendedorismo, além de ensinar a instalação de painéis solares.
VANTAGENS
A energia solar é sinônimo de maior capacidade de geração, energia limpa, custos otimizados, inteligência, eficiência e segurança – essa é a mensagem que a Huawei quer levar a todas as paradas do Road Show juntamente com a ABGD, além de oferecer uma experiência imersiva ao público. Na casa cenário, o participante pode ver de perto a solução fotovoltaica inteligente da Huawei para residências, que garante energia limpa, mais barata e sem impactos à rotina e vida dos moradores.
“Imagine uma solução única com base em Inteligência Artificial que garanta o fornecimento de energia limpa dia e noite, de forma muito intuitiva, eficiente e econômica para ambientes residenciais, comerciais e industriais. Isso não é tendência, é hoje tranquilamente possível”, afirma Fábio Mendes, diretor de Canais da Huawei para a América Latina.
O “Road Show ABGD Huawei Solar” é um projeto da ABGD em parceria com a Huawei e conta com patrocínio da Risen, Inox-Par Linha Solar, SSM Solar do Brasil, Orion-E, Embrastec e CorSolar, além de apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sima/SP), do Senai São Paulo, Firjan e da ABGD News.
Autor