A Comissão das Mulheres Advogadas da 41ª Subseção da OAB, o Conselho da Mulher Empresária do Sincomercio, a AVCC (Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Fundo Social de Catanduva se unem nesta quinta-feira, 24, para realizar a “Prosa Rosa - Corpo, mente e hábitos saudáveis”, em alusão ao Outubro Rosa.
A programação será composta por quatro palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, além de depoimentos inspiradores de pacientes curadas. Também haverá espaço para doações e sorteios de brindes. A entrada será 2 litros de leite em prol da AVCC. O evento será na sede do Sincomercio Catanduva, com início às 18h30.
“Muitas vezes, as mulheres têm uma rotina de trabalho corrida e acabam negligenciando a sua saúde. Os dias vão passando e nós vamos nos esquecendo de fazer nossos exames e do nosso autocuidado. Então, nós convidamos para este evento para que, ao menos um dia no ano, nós nos dediquemos ao nosso autocuidado, ao nosso empoderamento e a nossa autovalorização, discutindo como cuidar da nossa saúde”, reforça a advogada Luísa Helena Marques de Fazio, presidente do Conselho dos Direitos da Mulher e da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB.
Segundo ela, o evento terá a saúde como foco principal e não na doença. “Mas é necessário que nós saibamos que, pelo menos uma vez ao ano, a partir dos 40 anos, toda mulher deve fazer a mamografia, em alguns casos acompanhada da ultrassonografia, para a detecção de qualquer nódulo nas mamas e, pelo menos uma vez ao mês, devemos fazer o nosso autoexame”.
As palestras serão conduzidas pela enfermeira Lívia Barrionuevo Fuentes, coordenadora de Enfermagem dos Ambulatórios do Hospital Emílio Carlos; a diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação Padre Albino, Renata Rocha Bugatti; a presidente da AVCC, Sonia Tayar Benito Jorge; e o cirurgião oncológico pelo Hospital de Amor de Barretos, Ugo Vicente Couto.
“Nós convidamos, quem quiser, a se vestir de rosa para apoiar o evento. As palestras são sempre muito educativas e esclarecedoras”, reforça Luísa, lembrando que a OAB fez outros três eventos anteriores alusivos ao Outubro Rosa. Todas as mulheres podem participar, independentemente da idade. Não é preciso fazer inscrição prévia, apenas levar os leites para doação.
Autor