Na última semana o prefeito de Santa Adélia, Guilherme Colombo, realizou visita ao prédio que em breve abrigará a base descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no município. O local está estrategicamente localizado entre as ruas Campos Sales e Sete de Setembro, próximo à Santa Casa de Misericórdia.
O objetivo é proporcionar atendimento ágil e adequado na área de cobertura do Samu. A iniciativa é financiada pelos governos federal, estadual e municipais, visando melhorar o suporte à população em situações de urgência e emergência. Na região, o serviço é sustentado pelo Consirc (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva), que complementa os custos.
"Estamos em tratativas com o Consirc há algum tempo, garantindo que todas as especificações preconizadas pelos governos estadual e federal sejam atendidas. A prefeitura dedicou-se à reforma do prédio, seguindo todos os padrões exigidos, e agora aguardamos com expectativa a disponibilização de uma ambulância base", explicou o prefeito.
O Samu 192 atuará prestando socorro com uma equipe composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos treinados para atendimento em situações traumáticas, clínicas, pediátricas, obstétricas e psiquiátricas.
"Demos um passo importante para oferecer esse serviço essencial à população. Aguardamos ansiosamente que os próximos passos sejam ágeis, para que a base local do Samu se torne uma realidade em Santa Adélia, beneficiando toda a nossa comunidade. Nossa administração está sempre empenhada em aprimorar o atendimento, especialmente na área da Saúde. Nossos servidores trabalham incansavelmente para buscar soluções e fornecer serviços humanizados e de qualidade", concluiu o prefeito.
REGIÃO
O Samu Regional de Catanduva opera com uma Unidade de Suporte Avançado de Vida, que é compartilhada pelos 19 municípios ligados ao Consirc, e mais oito Unidades de Suporte Básico de Vida: três ficam em Catanduva e as demais em Tabapuã, Irapuã, Catiguá, Elisiário e Urupês. Mais oito cidades pleiteiam novas ambulâncias, entre elas Santa Adélia.
Autor