Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio têm mais chance de conquistar uma medalha da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) este ano. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a 18ª edição da olimpíada ampliou o número de prêmios. Além das 8,4 mil medalhas distribuídas a nível nacional, a competição criou uma nova modalidade, que concede outras 20,5 mil medalhas a nível regional. Instituições públicas e privadas podem se inscrever até 17 de março.
A maior competição científica do país reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes, de escolas públicas municipais, estaduais, federais e privadas. Este ano, a olimpíada cresceu, e distribuirá mais premiações para os alunos com bom desempenho a nível regional. A nível nacional, serão 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 bronzes aos participantes de unidades públicas e particulares. A olimpíada também dobrou o número de medalhas para escolas privadas, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições.
Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem bolsa de incentivo de R$ 300 para integrarem o programa. O valor da bolsa concedida pelo CNPq foi reajustado este ano, com aumento de 200%.
COMO SE INSCREVER
A inscrição é feita pelas escolas, que devem preencher a ficha disponível em obmep.org.br, informar o código MEC/Inep e criar senha. No regulamento, os representantes vão encontrar as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação.
A olimpíada ocorre em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase será em 30 de maio e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 7 de outubro.
As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.
Autor