As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - campus Catanduva tem 120 vagas distribuídas em três cursos de nível superior. As oportunidades são para Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação (integral, 40 vagas), Licenciatura em Química (noturno, 40 vagas) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noturno, 40 vagas).
Para concorrer, o candidato deve se inscrever pelo site do Sisu (https://acessounico.mec.gov.br/sisu) até esta quinta-feira, dia 25 de janeiro, bem como ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 e obtido nota na redação diferente de zero.
Segundo o cronograma, o resultado será divulgado no dia 30 de janeiro. Já as matrículas na instituição de ensino devem ser feitas de 1º de fevereiro até o dia 7 do mesmo mês. O prazo para manifestação de interesse na lista de espera começa no dia 30 de janeiro e vai até 7 de fevereiro.
INSCRIÇÕES
A inscrição ao Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet. O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante conta no site https://www.gov.br/pt-br.
No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas dele obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.
No ato da inscrição, o candidato escolhe até duas opções de cursos dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.
Uma novidade no Sisu 2024 é que a seleção seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Assim, todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência.
Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.
Autor