
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começaram nesta segunda-feira, 30 de junho, e devem ser feitas pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br), até 4 de julho. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7 de julho na página do Prouni. Já a segunda chamada sairá no dia 28 de julho.
Serão mais de 211 mil bolsas no processo seletivo, sendo mais de 118 mil integrais (sem custo) e mais de 93 mil parciais (metade da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.
Para se inscrever no processo seletivo, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo; tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 e/ou em 2023; tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem.
O edital veda a inscrição para quem declarou ter participado do Enem na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio. Para fins de classificação e eventual pré-seleção nesse processo seletivo, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média.
Os candidatos precisam ter feito o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista da rede privada, ser uma pessoa com deficiência ou professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia.
No caso da escolha das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para escolher bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda três salários mínimos. Esses requisitos não se aplicam aos professores da rede pública.
O QUE É
Criado em 2004, o ProUni oferta bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.
Autor
