
Catanduva está entre os municípios com melhor desempenho em saúde pública no Brasil. De acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2025, a cidade obteve nota 0,7920 na área da Saúde, a um passo da faixa de desenvolvimento alto, que se inicia em 0,8. O resultado coloca o município em posição de destaque e acima da média nacional de 0,6002
Segundo o relatório da Firjan, que tem como base o ano de 2023, 39,1% dos municípios brasileiros estão classificados com baixo desenvolvimento e 5,8% em situação crítica, totalizando 44,9% em condição preocupante. Por outro lado, apenas 1,9% alcançaram o nível mais alto.
“Esse avanço reflete a organização e o investimento contínuo da Prefeitura de Catanduva na rede pública, com foco na atenção primária, vacinação, pré-natal, saúde da família, atenção especializada e programas preventivos. O município conta com unidades estruturadas e um sistema de atendimento que prioriza o cuidado próximo, humano e eficiente”, destaca o governo.
O IFDM é elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) com base em dados oficiais do Ministério da Saúde e avalia, além da Saúde, as áreas de Educação e Emprego & Renda em 5.550 municípios brasileiros.
Números apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde no balanço do primeiro quadrimestre de 2025 reforçam o cenário positivo. O investimento total em saúde foi de quase R$ 46 milhões entre janeiro e abril, sendo mais de R$ 28 milhões com recursos próprios. Somente na Atenção Básica, que tem 100% de cobertura, foram cerca de 40 mil atendimentos por mês.
Autor
