
Com objetivo de ampliar o acesso ao Ensino Superior de Tecnologia no Estado de São Paulo, o vice-governador Felicio Ramuth inaugurou no sábado, 2, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Olímpia. A nova unidade elevará para 83 o número de Fatecs administradas pelo Centro Paula Souza (CPS), distribuídas em 76 municípios paulistas, o que inclui Catanduva.
“A cidade de Olímpia ganha hoje sua primeira faculdade pública. E, quando falamos em Ensino Superior, estamos falando de mais oportunidades de capacitação, empregabilidade e melhores salários”, destacou o vice-governador.
Instalada em 1,8 mil metros quadrados de área construída, a unidade oferecerá cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho. Em pavimento único, a Fatec Olímpia tem 14 salas de aulas, dois laboratórios de informática, biblioteca, refeitório e banheiros com acessibilidade.
“Estamos comemorando a instalação de mais uma faculdade pública, gratuita e de qualidade. Muitos países descuidaram da educação tecnológica e se arrependeram muito depois. O resultado vem no médio prazo, mas a semente que foi plantada hoje é de altíssima qualidade”, discursou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Vahan Agopyan.
A implantação seguiu o modelo de parceria entre as gestões estadual e municipal. A Prefeitura de Olímpia ficou responsável pela locação e reforma do prédio que abriga a unidade. Já o Governo de São Paulo investirá R$ 1,2 milhão na compra de mobiliário e equipamentos.
Cabe ao CPS a elaboração do projeto pedagógico dos cursos, o acompanhamento do processo seletivo e a contratação de professores. As instalações da unidade serão compartilhadas com a Faculdade de Olímpia (Uniesp).
CURSOS OFERECIDOS
As atividades da Fatec Olímpia começam neste segundo semestre, com os cursos superiores de tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Gestão de Turismo, ambos com turmas no período noturno. A escolha dos cursos está alinhada às vocações econômicas da cidade e às novas demandas do mercado de trabalho.
Além da nova Fatec, Olímpia conta com a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. José Carlos Seno Junior. Implantada em 2010, a unidade soma atualmente 654 alunos matriculados em dois cursos técnicos (Administração e Recursos Humanos) e outros três cursos integrados ao Ensino Médio (Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Química).
Autor
