Igreja Presbiteriana de Catanduva completa 100 anos de existência amanhã
Foi preparada programação especial para celebrar a data, com a presença de vários convidados, incluindo o presidente nacional da igreja no Brasil
Crédito: Divulgação - O evento será realizado no Templo da Igreja Presbiteriana de Catanduva, na rua Minas Gerais, nº 400
Por Stella Vicente | 01 de março, 2024

A Igreja Presbiteriana de Catanduva completa 100 anos de existência neste sábado, dia 2. Em celebração ao centenário, haverá programação especial, que contará com a presença de vários convidados, dentre eles o presidente nacional da igreja no Brasil, reverendo Roberto Brasileiro Silva.

A instituição religiosa é uma comunidade cristã protestante de orientação reformada cujo início remonta ao século 16 na Europa, e pertence à Igreja Presbiteriana do Brasil, que iniciou no Brasil em agosto de 1859, no Rio de Janeiro, antiga capital nacional.

A história da Igreja Presbiteriana de Catanduva começa em seu templo provisório, na rua Minas Gerais, nº 469. A comissão de organização era constituída pelo reverendo Leonardo de Campos, que foi o primeiro pastor da igreja, e pelo reverendo José Carlos Nogueira e o presbítero Ivo Flud. Na primeira assembleia, foram definidos todos os membros fundadores, somando-se 69 adultos e 58 menores. A grande maioria desses membros vieram transferidos da Igreja Presbiteriana de Palmares Paulista.

Um dos grandes nomes que representam a Igreja Presbiteriana em Catanduva é Graciema Ramos da Silva, que exerceu seu ministério na Escola Bíblica Dominical, com crianças, adolescentes, jovens e diversos outros departamentos. Graciema era culta e muito inteligente, além de ser influente na sociedade, sendo eleita a primeira vereadora mulher do município, em 1948.

Atualmente, tem como pastor efetivo o reverendo Benones Vieira dos Santos, que está em seu terceiro mandato. Ele destaca que o papel da Igreja Presbiteriana de Catanduva é glorificar a Deus através da adoração, comunhão, crescimento espiritual, ação social e evangelização das pessoas pela proclamação da mensagem do evangelho de Jesus Cristo.

“Nossa visão é sermos cada dia mais uma Igreja Bíblica, acolhedora, missionária, discipuladora e relevante na sociedade. Neste centenário podemos dizer: até aqui nos ajudou o Senhor”, exalta.

COMEMORAÇÃO

Neste sábado, 2 de março, data em que a igreja completa seu centenário, haverá uma programação especial, com a presença de vários pastores, além da participação do Grande Coral das igrejas de Catanduva e São José do Rio Preto e da banda da Igreja Presbiteriana de Olímpia. 

Os convidados confirmados são o presidente nacional da igreja no Brasil, reverendo Roberto Brasileiro Silva; o vice-presidente nacional, reverendo Marcos A. Serjo da Costa; o secretário executivo nacional, Juarez Marcondes Filho; o presidente da APECOM, reverendo Rosther Guimarães Lopes; presidente do Presbitério de São José do Rio Preto e do Sínodo de Bauru, reverendo Devanir Mendonça; e vice-presidente do CECEP, reverendo Misael B. Nascimento. 

A programação terá início às 13 horas e encerrará às 20h30 e o evento será realizado no Templo da Igreja Presbiteriana de Catanduva, na rua Minas Gerais, nº 400. A organização pede que os interessados em participar façam a inscrição previamente no site www.sympla.com.br.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci