Igreja cria moeda própria e mercado solidário para reforçar projeto social
Voluntários da Cabana Church apoiam e acompanham famílias em vulnerabilidade até que elas consigam se manter
Fotos: DIVULGAÇÃO - No Supermercado Solidário, cada produto é precificado em dracmas e famílias recebem moeda conforme número de integrantes
Por Guilherme Gandini | 13 de julho, 2022
 

A igreja Cabana Church, fundada há 6 anos em São José do Rio Preto e há 1 ano e meio em Catanduva, decidiu aprimorar seu trabalho social e criou uma moeda fictícia, o dracma, e inaugura no próximo sábado, dia 16 de julho, o primeiro Supermercado Solidário.  

“Desde o início, é feito o trabalho social através de doações de cestas básicas para as famílias da igreja ou não que estão em situação de vulnerabilidade”, relembra Vanessa Bernardo Leite, diretora social da igreja.  

Segundo ela, no auge da pandemia, o pastor fundador bispo Alex Pontes e a pastora Jeiza Pontes notaram que, além de alimentos, as famílias necessitavam de produtos de higiene pessoal, limpeza, leite, bolachas e iogurtes para as crianças e idosos.  

Daí surgiu a ideia do novo projeto, que visa devolver a dignidade aos chefes de família, porque dessa forma eles levam os filhos para escolher o que querem levar pra casa. “Eles tem a satisfação de conceder para a família o que eles não podem comprar”, reforça Vanessa.  

No Supermercado Solidário, cada produto é precificado em dracmas. Para fazer as compras, as famílias com até 5 pessoas recebem 150 dracmas; as com mais de 5 integrantes, 200 dracmas. No local há itens básicos, como arroz e feijão, mas também outros como iogurte, chips e nutella. O ponto de compras fica dentro da igreja, na rua Amazonas, 1.370, no Centro.  

O trabalho em Catanduva é liderado pelo pastor Éder Luiz Lima e pela pastora Florisa de Campos Lima. Eles contam com uma equipe de voluntários que apoiam e acompanham as famílias até conseguirem se manter por conta própria.   

“Por enquanto as doações são feitas entre os membros da igreja. Ainda não temos doações nem parcerias com supermercados, mas estamos em busca”, pontua Vanessa. Quem quiser ajudar ou firmar parcerias pode entrar em contato pelo telefone (17) 99602-0722.  

DRACMA  

Dracma era a moeda utilizada na Antiga Grécia e em alguns reinos do Oriente Médio, durante o período helenístico. É considerada a unidade monetária com maior tempo de circulação no mundo, sendo utilizada na Grécia até o ano de 2002, quando o Euro passou a ser adotado pelos gregos como moeda oficial. Era utilizada, inclusive, quando Jesus viveu na Terra. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 18 de maio de 2024
Antigomobilistas realizam encontro mensal de carros na Praça da Matriz
Por Guilherme Gandini | 17 de maio de 2024
Foragido da saidinha é preso suspeito de matar idosa com marreta
Por Da Reportagem Local | 17 de maio de 2024
Apae Catanduva realiza Leilão de Gado no Recinto pelo segundo ano