IFSP Catanduva está com inscrições abertas para curso técnico em Fabricação Mecânica
Estão sendo ofertadas 40 vagas e as inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas até 5 de junho
Foto: DIVULGAÇÃO - Aluno do curso técnico em Fabricação Mecânica vai aprender como projetar, construir e manter máquinas e ferramentas
Por Myllayne Lima | 12 de maio, 2022
 

O Instituto Federal de São Paulo – IFSP campus de Catanduva abriu inscrições para o curso técnico concomitante e subsequente ao Ensino Médio em Fabricação Mecânica. Estão sendo ofertadas 40 vagas e as inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas até 5 de junho. 

O aluno do curso técnico em Fabricação Mecânica vai aprender como projetar, construir e manter máquinas e ferramentas, atuar em usinagem, conformação, soldagem, montagem e demais processos mecânicos. O profissional poderá atuar em indústrias de manufatura e ferramenta, metalúrgicas, siderúrgicas e demais setores industriais.  

A seleção será realizada por meio de prova constituída por 30 questões de múltipla escolha que contemplarão conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática. As avaliações serão realizadas no dia 19 de junho, das 9h às 12h. 

A isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 20, pode ser solicitada até 20 de maio. Podem solicitar a isenção do pagamento os candidatos que possuírem renda familiar per capital igual ou inferir a 1,5 salário mínimo (renda igual ou menor a R$ 1.818) e tiverem cursado o Ensino Fundamental em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. 

O IFSP mantém a política de ações afirmativas na distribuição de vagas do seu processo seletivo. Dessa forma, 50% das vagas de cada curso são reservadas apenas a candidatos que estudaram o Ensino Fundamental, integralmente, em instituições públicas de ensino brasileiras. Também há vagas destinadas a candidatos que têm renda familiar per capital igual ou inferir a 1,5 salário mínimo, candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e candidatos com deficiência. 

O candidato deverá preencher o cadastro, o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico, que estão disponíveis no Portal do Candidato (Sistema Gestor de Concursos – SGC) no link processoseletivo.ifsp.edu.br. 

Os cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio em outra escola.  

Os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o Ensino Médio. 

 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Feira do Livro Espírita mantém tradição e vende 1,2 mil exemplares
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Enfermagem dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos promove Abril Laranja
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Fameca abre inscrições para Simpósios de Cefaleia e de Epilepsia