Ibirá e Olímpia aparecem na lista dos 70 destinos pra viajantes 60+
Com qualidade de vida e independência financeira, público sênior é uma das apostas do mercado de viagens
Fotos: Divulgação - Balneário de Ibirá e parques de Olímpia são citados no guia ‘Turismo da Maturidade’
Por Da Reportagem Local | 19 de maio, 2024

O Governo de SP está empenhado em desenvolver o turismo para os viajantes mais velhos, público que mais cresce entre todas as faixas etárias, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav). Com este propósito, a Secretaria de Turismo e Viagens de SP lançou este mês o guia “Turismo da Maturidade no Estado de São Paulo”.

São 70 destinos inclusivos que atraem desde viajantes maduros que buscam relaxar em meio à natureza, aos que preferem o agito das festas e parques temáticos do interior do Estado.

A publicação descreve atrativos seguros e confortáveis reconhecidos pela vocação turística – e vendidos ao público 60+ por agências e operadoras de viagem de SP. A curadoria de destinos e a produção de conteúdo do guia são da Revista Melhor Viagem.

Na região de Catanduva, aparecem duas cidades na lista. A primeira é Ibirá, com menção às suas águas com propriedades que previnem o envelhecimento, auxiliam no controle das doenças metabólicas e são indicadas para tratamento de pele, rins, circulação, para equilibrar a pressão e como um diurético natural. A estrutura do balneário e as festas locais são detalhadas no guia.

O outro município listado é Olímpia, mencionado como ideal para quem busca entretenimento e relaxamento. São citados o parque aquático Thermas dos Laranjais, o mais visitado da América Latina e o quinto mais visitado do mundo, e também o parque aquático Hot Beach. Também são indicados como atrativos o Festival do Folclore e o museu de história e folclore “Maria Olímpia”.

Viajar é um hábito cada vez mais frequente do público da terceira idade - e toda a cadeia do turismo já percebeu esta tendência. Os 60+ viajam de duas a três vezes por ano e preferem os destinos nacionais, segundo a Abav-SP. Eles também consideram o turismo a melhor forma de aproveitar o tempo, de acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

“Destinos preparados para receber bem o público de mais de 60 anos são aqueles que também atendem com qualidade crianças, jovens e os próprios moradores”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

Outro indicador importante é que um quarto da população deverá ter mais de 65 anos em 2060, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A boa notícia para o turismo é que se chega aos 60 anos com qualidade de vida e independência financeira, período bastante propício para arrumar as malas e viver experiências de viagem.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 23 de junho de 2024
Festa do Peão de Barretos eleva ocupação da rede hoteleira no interior
Por Da Reportagem Local | 21 de junho de 2024
‘Encantado’, espetáculo premiado de dança, é atração em Rio Preto neste sábado
Por Da Reportagem Local | 20 de junho de 2024
Gestores da Assistência Social de 47 municípios se reúnem em Rio Preto