IBGE inicia coleta da Pesquisa de Informações Básicas Municipais
Consulta, que completa 25 anos em 2024, tem por objetivo traçar amplo perfil de todos os municípios brasileiros
Foto: Divulgação - Equipe do IBGE de Catanduva participou da capacitação realizada em Bauru
Por Da Reportagem Local | 03 de setembro, 2024

Técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão em campo para coletar os dados da Munic - Pesquisa de Informações Básicas Municipais, com o objetivo de traçar o diagnóstico da gestão municipal em todas as 5.568 prefeituras do país, fornecendo dados sobre o aparato institucional, planejamento, estrutura, programas, ações e serviços públicos municipais.

No estado de São Paulo, os 645 municípios serão visitados pelo IBGE, através de suas 93 Agências de coleta, para aplicação do questionário da pesquisa. O governo estadual será objeto de uma pesquisa similar, a Estadic - Pesquisa de Informações Básicas Estaduais, que levanta o mesmo conjunto de informações para os governos estaduais e Distrito Federal.

A Munic 2024, através do questionário básico, coletará informações sobre a estrutura administrativa das prefeituras e execução das políticas públicas, através dos blocos temáticos de Recursos humanos, Governança, Habitação, Agropecuária, Transporte e mobilidade urbana, Informática e comunicação, Instrumentos de gestão migratória e Igualdade Racial, bloco inédito da pesquisa, realizado em cooperação entre o IBGE e o Ministério da Igualdade Racial.

Esta edição da Munic conta também com o suplemento de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado em cooperação com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Ele tem por objetivo obter informações sobre a estrutura organizacional, instrumentos e ações da administração municipal para garantir o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para uma vida saudável de toda a população.

TREINAMENTO

Para realizar a Munic, o IBGE realizou treinamento com os servidores de suas agências regionais. A equipe de Catanduva, por exemplo, participou da capacitação realizada em Bauru entre os dias 26 e 30 de agosto. O trabalho de coleta de dados vai se estender de agosto de 2024 a janeiro de 2025, com previsão de divulgação de resultados em setembro de 2025.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 21 de novembro de 2024
César Hércules é eleito presidente da OAB com 63% dos votos
Por Da Reportagem Local | 21 de novembro de 2024
Polícia Ambiental sai à caça de infratores na piracema
Por Guilherme Gandini | 21 de novembro de 2024
Defesa Civil e Cocam usam faixas e panfletos para divulgar simulado