Está em andamento em todo país o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E para apresentar uma parcial dos primeiros números levantados, foi realizada a segunda reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 em Santa Adélia.
A reunião aconteceu no dia 9 de setembro, no Paço Municipal, com a presença do prefeito Guilherme Colombo, do vereador Manoel Carlos Palma, representando a Câmara, da secretária da Educação, Sandra Simon, do coordenador de área do IBGE, Edson Silva, do coordenador censitário de subárea, Pablo Henrique Pazinati, e da supervisora de Santa Adélia, Daniela Balancin.
“Mais de 40% da cidade de Santa Adélia já recebeu a visita dos nossos recenseadores e responderam às perguntas. É essencial que a população tenha conhecimento que os recenseadores estarão passando pelas casas até outubro, os atendam, e passem todas as informações necessárias”, informou Silva.
Os servidores do IBGE também apresentaram na reunião números parciais da estimativa populacional, residências fechadas, entre outros, e algumas dificuldades que vem enfrentando.
“O Censo Demográfico constitui um retrato extenso e profundo da população brasileira e das suas características socioeconômicas, seu resultado servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década. Fazer um censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa: significa percorrer cerca de 8 milhões de km², visitar 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios. É um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal”, complementou.
Autor