O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, reforçou o pedido para que a população receba os agentes que estão trabalhando na coleta de dados para o Censo 2022 em Catanduva. São cerca de 80 profissionais nas ruas da cidade, devidamente identificados com uniforme, boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. Eles também usam crachá contendo foto.
“O recenseador está identificado, utilizando crachá, colete e o equipamento para fazer a pesquisa. Existe o telefone 0800 para confirmar a identidade do profissional. Eles não entram nos domicílios, é possível responder as perguntas no portão mesmo ou até pelo interfone”, enfatiza Edson da Silva, coordenador de área de Catanduva, citando alto índice de recusas.
A identidade dos entrevistadores pode ser verificada por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181. Em todo o país, os recenseadores visitarão, entre agosto e outubro, mais de 70 milhões de domicílios em todos os municípios. Para registro das informações, eles utilizam o Dispositivo Móvel de Coleta, semelhante a um smartphone.
Edson da Silva frisa que é primordial que todos os catanduvenses participem do Censo. “É um instrumento essencial para definir o Fundo de Participação dos Municípios, o chamado FPM, bem como para direcionar políticas públicas dos prefeitos a partir dos indicadores do IBGE.”
Autor