IBGE abre concurso e tem Censo quase finalizado em Catanduva
Coleta de dados praticamente terminou, estando em andamento a etapa de apuração
Foto: Divulgação/IBGE - Divulgação dos dados finais do Censo 2022 está programada para 28 de junho
Por Guilherme Gandini | 21 de maio, 2023

O governo federal autorizou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a realizar concurso para contratar 8.141 funcionários temporários. Conforme portaria publicada no Diário Oficial da União, os profissionais vão desenvolver atividades relacionadas ao Censo Demográfico 2022 e à coleta de pesquisas. O edital de abertura deve ser publicado em até seis meses.

Serão contratados 6.742 agentes de pesquisas e mapeamento, 806 supervisores de coleta e qualidade, 276 agentes de pesquisa por telefone, 148 agentes censitários de mapeamento, 120 codificadores e 49 supervisores de pesquisa. Os contratos terão validade inicial de um ano.

Pelo menos em Catanduva, ainda que a seleção dos agentes ocorra antes disso, o contingente não interferirá na produção do novo Censo, que está praticamente finalizado. “A coleta de dados praticamente terminou em Catanduva, mas estamos em fase de apurações, verificações em alguns domicílios”, explica Edson da Silva, coordenador de área do IBGE em Catanduva.

Segundo ele, a divulgação dos dados finais do Censo Demográfico de 2022 está programada para 28 de junho. A informação também consta em comunicado disponível no site do IBGE, que indica também que a etapa de apuração, citada pelo coordenador, será finalizada em 28 de maio. Na divulgação prévia feita pelo IBGE, em dezembro de 2022, Catanduva tinha 114.953 habitantes.

ESTÁGIO

O IBGE está com inscrições abertas para 316 estagiários no Brasil, sendo quatro para a unidade estadual de São Paulo e 114 para suas diretorias. Os candidatos devem preencher o formulário e fazer prova online, por meio do site do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE (pp.ciee.org.br/home) até o dia 23 de maio. Não há cobrança de taxa de inscrição.

As vagas são destinadas para estudantes de ensino superior de diversas áreas do conhecimento e há oportunidades para trabalho nas modalidades presencial, home office ou híbrida. A instituição oferece bolsa-auxílio de R$ 787,98 para jornadas de 20 horas semanais e de R$ 1.125,69 para 30 horas, além de auxílio com transporte para os dias de trabalho presencial.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem