O Hospital Padre Albino realizou mais uma captação múltipla de órgãos na última quinta-feira, 13 de novembro. A doadora, mulher de 59 anos, teve sua morte encefálica constatada após a realização de todos os testes clínicos exigidos.
A Comissão IntraHospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CIHDOTT dos hospitais da Fundação Padre Albino fez o acolhimento da família, esclareceu todas as dúvidas e obteve o consentimento para doação.
Foram captados rins e córneas, o que pode beneficiar até quatro pessoas que aguardam na fila de transplante. As equipes médicas do HPA e do Hospital de Base de São José do Rio Preto participaram do procedimento.
O enfermeiro da CIHDOTT, Carlos Mancini Gomes, agradeceu o gesto solidário da família. “Agradecemos profundamente à família pela generosidade e pelo ‘sim’ à doação, mesmo em momento de dor pela perda de um ente querido. Esse ato demonstra amor ao próximo”.
Ele também reforça a importância de manifestar em vida o desejo de doar os órgãos e deixar isso claro aos familiares. “Esse diálogo ajuda a transformar o luto em esperança para outras vidas.”
Com esta nova captação, os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos contabilizam 11 captações efetivadas este ano. No mês passado, ambos foram premiados em evento promovido pela Central Estadual de Transplantes de São Paulo pelo compromisso com a doação de órgãos.
Autor