
O Hospital Emílio Carlos conquistou o selo CQH - Compromisso com a Qualidade Hospitalar, promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM). A certificação reconhece os esforços institucionais voltados à melhoria contínua da qualidade hospitalar, com foco na segurança do paciente e na excelência do atendimento.
Associado ao CQH, o hospital iniciou o processo de implementação com a finalidade de estabelecer modelo de gestão voltado para a qualidade hospitalar. Ao longo dos anos passou por reestruturações na gestão, além de investimentos em estrutura, qualificação de pessoas, cultura da qualidade e segurança do paciente.
Entre as ações implementadas destacam-se auditorias semanais e mensais, revisão de indicadores e uso de ferramentas ágeis de gestão. O resultado do investimento do Hospital Emílio Carlos no cuidado com a população culminou na conquista do Selo de Compromisso CQH.
“Essa conquista representa um marco na história do Hospital Emílio Carlos. É o reconhecimento do trabalho incansável de uma equipe que acredita no cuidado humanizado e na busca constante pela excelência. Como gestora é gratificante ver o empenho e a dedicação de cada colaborador refletidos nesse selo, que representa muito mais do que um certificado – representa nosso compromisso com a vida”, afirmou Renata Rocha Bugatti, diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação Padre Albino.
Para Adriani Izabel de Souza Moraes, gerente do Núcleo de Qualidade, o selo não é apenas conquista institucional. “Ele vai ao encontro da Missão, Visão e Valores do Hospital Emílio Carlos e do legado do Venerável Padre Albino, os quais prezam por valorizar a vida por meio do atendimento de excelência. A certificação demonstra a preocupação da instituição com a garantia da qualidade assistencial, com foco na segurança do paciente”.
O Hospital Emílio Carlos é o segundo hospital da Fundação Padre Albino a conquistar o selo CQH, reforçando o compromisso da instituição com a qualidade assistencial e a gestão responsável. O Hospital Padre Albino, que conquistou o selo em 2024, também passou pelo mesmo processo.
Autor
