O Hospital de Câncer de Catanduva (HCC) celebra, no dia 14 de setembro, 5 anos de atuação, marcando importante capítulo na saúde da região. Com a missão de cuidar de gente e valorizar a vida, o hospital se consolidou como referência em tratamento oncológico, atendendo não apenas os moradores de Catanduva, mas também pacientes de outras 18 cidades vizinhas e tem sido porto seguro para milhares de pessoas que enfrentam a dura batalha contra o câncer.
O Serviço de Radioterapia “Maria Thereza da Silva Pereira” iniciou os atendimentos no dia 14 de agosto de 2019, um mês antes da inauguração, que somados aos serviços oferecidos à população (consultas, exames, cirurgias, internação e quimioterapia), fechou o ciclo de tratamento e compôs o HCC. A inauguração oficial ocorreu no dia 14 de setembro, com a presença do então governador do Estado, João Doria, e diversas autoridades estaduais e regionais.
O Hospital de Câncer de Catanduva é configurado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), estruturada para tratar, no mínimo, os cânceres mais prevalentes no país como mama, próstata, colo do útero, estômago, cólon e reto, entre outros.
Desde a sua inauguração, o HCC já realizou 58 mil consultas oncológicas, sempre com o objetivo de oferecer diagnóstico preciso e tratamento eficaz. O hospital se orgulha de ter proporcionado mais de 28 mil sessões de radioterapia e mais de 31 mil sessões de quimioterapia, possibilitando que muitos pacientes tenham acesso ao que há de mais avançado em termos de tratamento.
Além disso, o HCC é responsável por mais de 38 mil exames oncológicos, fundamentais para o monitoramento e a definição de condutas médicas, 3 mil cirurgias e mais de 5 mil internações, com foco na recuperação e no bem-estar dos pacientes, totalizando 150 mil procedimentos oncológicos, reforçando a amplitude e a complexidade do trabalho desenvolvido pela equipe.
“Ao longo destes 5 anos, o Hospital de Câncer de Catanduva não tem medido esforços para garantir atendimento humanizado e de excelência, fazendo com que cada paciente se sinta acolhido e amparado em momento tão delicado. É com esse espírito que o HCC segue sua jornada, renovando diariamente o compromisso de cuidar da vida com dedicação, respeito e, acima de tudo, esperança”, pontua a diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação Padre Albino, mantenedora do HCC, Renata Rocha Bugatti.
SINO DA ESPERANÇA
O Sino da Esperança é tradição nos maiores centros oncológicos do mundo e simboliza a conclusão da etapa do tratamento contra o câncer. No HCC, ele foi implantado em agosto de 2019 e soou pela primeira vez no dia 17 de setembro daquele ano.
O sino foi doado por Juliana Faria, que venceu a luta contra o câncer. Desde então, ele tem sido o protagonista de sorrisos, lágrimas, aplausos e muita gratidão de quem toca e quem assiste ansioso esperando sua vez.
Em 5 anos, o sino do Hospital de Câncer de Catanduva soou mais de 1.200 vezes, simbolizando a conclusão das sessões de radioterapia de seus pacientes.
Autor