Hospital de Base realiza primeira embolização de próstata via SUS
Foto: Divulgação/HB - Gumercindo Gonçalves da Silva, 89 anos, teve alta na última quarta-feira
Até então, esse tipo de tratamento era restrito a clínicas particulares e raramente oferecido na rede pública
Por Da Reportagem Local | 03 de junho, 2025

O Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto, integrante da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), realizou pela primeira vez um procedimento de embolização das artérias da próstata pelo SUS. A intervenção pioneira foi conduzida no dia 26 de maio pelo radiologista intervencionista Rafael Garzon em um paciente de 89 anos, portador de hiperplasia prostática benigna (HPB) com próstata de aproximadamente 180 gramas, seis vezes maior que o normal.

A HPB é uma condição comum em homens idosos, caracterizada pelo aumento benigno da próstata, que pode causar sintomas como dificuldade para urinar, necessidade frequente de urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e, em casos mais graves, retenção urinária. Esses sintomas podem impactar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

A coordenadora da residência do Serviço de Urologia do HB, Ana Paula Bogdan, explica que tradicionalmente casos de HPB com próstatas muito aumentadas são tratados por meio de prostatectomia, cirurgia invasiva que remove parte da glândula prostática.

“Esse procedimento requer anestesia geral, internação hospitalar prolongada e está associado a riscos como sangramento, infecção, incontinência urinária e disfunção erétil. A embolização prostática surge como uma alternativa menos invasiva, especialmente para pacientes que não têm condições clínicas para cirurgia convencional, como é o caso deste paciente, que tem idade avançada e comorbidades”, pontua.

A embolização prostática consiste em bloquear seletivamente os vasos sanguíneos que irrigam a próstata, reduzindo seu volume e aliviando sintomas urinários. O procedimento é minimamente invasivo, realizado com anestesia local e guiado por imagem. "Conseguimos atingir ambos os lobos da próstata com precisão, o que aumenta a chance de bons resultados", destaca Rafael Garzon.

Até então, esse tipo de tratamento era restrito a clínicas particulares e raramente oferecido na rede pública. A autorização para o procedimento foi concedida pela diretoria da Funfarme e diretoria executiva do Hospital da Base, após avaliação da equipe médica e disponibilidade dos materiais necessários.

Com o sucesso da primeira embolização, a técnica pode ser uma alternativa ao protocolo de atendimento de pacientes com HPB de grande volume ou sem condições cirúrgicas. "Recebemos uma quantidade significativa de pacientes para cirurgias de próstata. A embolização pode ser uma solução eficaz para casos complexos, reduzindo o uso prolongado de sondas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes", completa Ana Paula Bogdan, urologista da Funfarme.

O CASO

O rio-pretense Gumercindo Gonçalves da Silva teve o diagnóstico de HPB há cerca de um ano. Desde então, foi encaminhado para o Ambulatório de Especialidades do Hospital de Base, onde tem realizado o acompanhamento e tratamento da doença. Há cerca de um mês, com sintomas de sangramento e dor, o aposentado de 89 anos procurou atendimento na unidade de saúde.

Encaminhado para o HB e diante do quadro do paciente, a embolização de próstata foi sugerida e realizada na instituição. A filha do aposentado, Terezinha Gonçalves de Souza, conta que o procedimento menos invasivo trouxe alívio para a família. “Como ele já tem uma idade avançada, uma cirurgia seria pouco viável para ele. Graças a Deus saiu tudo bem, o sangramento que já durava mais de um mês parece que parou”, conta.

Seu Gumercindo também falou sobre o procedimento. “Quando fui encaminhado para o HB e o médico me disse que não iria precisar fazer cirurgia e que eu iria fazer um procedimento com recuperação mais tranquila, eu achei ótimo. Graças a Deus deu tudo certo, fui muito bem atendido, correu tudo em paz”. O paciente teve alta na última quarta-feira, 28.

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
‘Nem todas as mulheres querem sentir dor com tratamento estético’
Por Da Reportagem Local | 24 de setembro de 2025
Hospital Unimed São Domingos inaugura maternidade amanhã
Por Da Reportagem Local | 22 de setembro de 2025
24 hospitais da região têm melhor índice de captação de órgãos de SP