O Hospital de Base (HB), de Rio Preto, realizou captação múltipla de órgãos nesta quinta-feira, dia 10 de agosto. O doador, um jovem de 24 anos, foi internado em estado grave na UTI do HB após ser atropelado por um carro. A cirurgia para retirada dos órgãos levou cerca de 5 horas.
Os órgãos captados foram: coração, que foi encaminhado para São Paulo, fígado, levado para Sorocaba, além de rins e córneas que aguardam compatibilidade de receptores. A localização e encaminhamento dos órgãos é realizada pela Central Nacional de Transplantes.
Para o coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do HB, João Fernando Picollo, o ato nobre da família ajudará a salvas outras vidas. “Nós lamentamos a morte do doador e gostaríamos de ressaltar que esse ato de altruísmo dos familiares ajuda a salvar muitas vidas. Por isso é tão importante comunicar a família em vida sobre o desejo da doação de órgãos.”
A atuação da OPO na capacitação dos profissionais de saúde de Rio Preto e região refletem os bons índices na aceitação das famílias nas doações de órgãos. Em Rio Preto, esse número é de 31 doadores por milhão. No estado de São Paulo, o índice está em 22. Atualmente no Brasil a taxa de autorização das famílias é 55% e na região de Rio Preto esse número é de 75%.
Autor