
O Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto adquiriu para o setor de mamografia moderno aparelho de ultrassom, o Philips Affiniti 70. Agora, com nova sala exclusiva para o uso do equipamento e integração com a estrutura já existente no hospital, o atendimento às pacientes será ainda mais ágil e preciso, garantindo segurança diagnóstica com mais precisão.
A entrega oficial do equipamento aconteceu nesta sexta-feira, 9, durante visita do deputado estadual Itamar Borges que, por meio de emenda parlamentar, viabilizou a compra do novo ultrassom para o HB, hospital referência em atendimento pelo SUS para Rio Preto e outros 102 municípios do Noroeste Paulista, abrangendo 1,7 milhão de pessoas. Na oportunidade, Itamar anunciou a destinação de mais R$ 1 milhão ao HB para compra de novos equipamentos.
“Hoje uma das maiores causas de morte das mulheres tem sido a questão do câncer de mama e o mamógrafo doado ao HB vem ao encontro de proteger e prevenir o câncer de mama. Esse novo ultrassom soma-se a esse atendimento na instituição e não tenho dúvida que vai beneficiar muito a saúde da mulher, de todas as rio-pretenses e de toda região. Deixo aqui meu compromisso em destinar mais R$ 1 milhão para o Hospital de Base para a compra de equipamentos, que serão anunciados futuramente”, afirmou o parlamentar.
Para o diretor executivo da Funfarme, Horácio Ramalho, parcerias como essas beneficiam os pacientes do SUS com igual tecnologia e estrutura de atendimentos particulares. "É evidente que diariamente temos os desafios financeiros para manter a qualidade e a continuidade dos serviços de saúde aos pacientes do SUS. Por isso, agradecemos a doação desse ultrassom de última geração. As parcerias entre o Hospital de Base e parlamentares são fundamentais para fortalecer o SUS, ampliar o acesso a diagnósticos de qualidade.”
O novo aparelho complementa ciclo de modernização no diagnóstico por imagem da instituição. Em 2024, também por meio de emenda parlamentar de Itamar Borges, o hospital recebeu um mamógrafo de última geração, com tecnologia 3D e base curva, que dobrou a capacidade de exames diários e aumentou em 65% a precisão dos diagnósticos.
Autor
