Os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos receberam importante premiação durante o IV Ecesp - Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Estado de São Paulo (CIHDOTTs), na última segunda-feira, 29 de setembro.
O evento, promovido pela Central Estadual de Transplantes de São Paulo e realizado por ocasião do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização da doação de órgãos, aconteceu em São Paulo e foi encerrado na terça-feira, 30.
Reuniu médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais com o objetivo de discutir avanços e compartilhar experiências no processo de doação e transplante de órgãos.
A premiação reconheceu o compromisso pela equipe da CIHDOTT dos hospitais da Fundação Padre Albino na sensibilização de famílias e na viabilização das doações como “Destaque em taxas de notificação de órgãos 2025”, no Hospital Padre Albino – indicador que mede a proporção de potenciais doadores notificados (identificados), e “Reconhecimento pelo compromisso com a doação de órgãos 2025”, com relação ao Hospital Emílio Carlos.
Representando a comissão estiveram presentes no encontro o enfermeiro Carlos Mancini Gomes, o médico Jorge Valiatti, coordenador da CIHDOTT, e Renata Rocha Bugatti, coordenadora de Saúde e Assistência Social da Fundação Padre Albino.
“Esse prêmio nos enche de orgulho, pois representa a dedicação de toda a equipe da CIHDOTT e de nossos profissionais de saúde, que trabalham com sensibilidade e responsabilidade em um processo tão delicado. Mas, acima de tudo, é uma homenagem às famílias que, em um momento de profunda dor pela perda de seus entes queridos, têm a generosidade de dizer ‘sim’ à doação de órgãos. Graças a esse gesto de amor e solidariedade, muitas vidas puderam ser salvas e transformadas”, enaltece a coordenadora.
REFERÊNCIA
A região Noroeste Paulista lidera índices nacionais de doações de órgãos, de acordo com a OPO – Organização de Procura de Órgãos. Somente em 2025, até o mês de setembro, nos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos de Catanduva foram notificados 13 pacientes reais doadores e 43 órgãos doados: 18 rins, 14 córneas, 6 fígados, 4 válvulas cardíacas e 1 coração.
Pelo menos 45 vidas foram beneficiadas com transplantes graças às captações de órgãos realizadas nos hospitais da Fundação Padre Albino.
Autor