Em alusão ao Outubro Rosa, os hospitais Padre Albino (HPA) e Emílio Carlos (HEC) promoveram ações de conscientização e acolhimento voltadas a pacientes e acompanhantes. As atividades integram os esforços das unidades para obter o Selo Brasil Saúde, reconhecimento concedido às instituições comprometidas com boas práticas, sustentabilidade e cuidado centrado na pessoa.
No HPA a equipe multiprofissional realizou a “Dinâmica da Caixa do Espelho”, atividade conduzida pelos serviços de Reabilitação e Fisioterapia, Psicologia e Nutrição. O encontro começou com abordagem informativa sobre o câncer de mama e a importância do autocuidado, seguida por reflexão simbólica sobre valorização da vida e prevenção.
Para encerrar, o Serviço de Fisioterapia promoveu sessão de “Musicoterapia”, unindo movimento e música para estimular bem-estar e integração entre os participantes.
Já no HEC a ação “Toque de Esperança” reuniu pacientes e acompanhantes para conversa sobre o Outubro Rosa, conduzida pelo Serviço de Psicologia, que ensinou a forma correta do autoexame com apoio da “Mama Amiga” enquanto a equipe de Nutrição reforçava orientações de saúde estimulando a troca de experiências em roda de conversa.
O encontro terminou com a dinâmica “Bola Queimada”, organizada pelo Serviço de Fisioterapia, promovendo movimento e descontração.
Para a coordenadora de Reabilitação e Fisioterapia do HPA, Izabela Cristina Martins, momentos como esses fortalecem o vínculo entre profissionais e pacientes e tornam o ambiente hospitalar mais humano. “Embora simples, a ação foi carregada de empatia e cuidado, com o objetivo de promover a conscientização sobre o Outubro Rosa e transformar a experiência hospitalar.”
No HEC, a coordenadora Flaviane Cristina Soares Afonso ressaltou o papel da integração e do acolhimento na rotina assistencial. “A equipe se aproxima cada vez mais do seu objetivo maior: oferecer o melhor cuidado aos pacientes, sempre com carinho e respeito e, é claro, chegarmos à obtenção do selo de qualidade Brasil Saúde”, completou.
Autor