Imagens de pacientes e colaboradores que possuem histórias de superação com o Hospital de Base de São José do Rio Preto compõem a exposição fotográfica do projeto “Superações”, que terá como palco a estação Largo Treze do metrô de São Paulo até o dia 28 de fevereiro. O trecho faz parte da Linha 5-Lilás do sistema de transporte paulistano, operada pela ViaMobilidade.
Apresentada pela Usina Cultural e o Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a exposição é realizada em parceria com a ONG ImageMagica e reúne fotografias de André François realizadas nos corredores do HB, que é o maior complexo de saúde do interior paulista e segundo maior Hospital-Universitário do país em produção SUS.
Com serviços de alta complexidade premiados internacionalmente, o HB é referência direta para mais de 2 milhões de habitantes. Pela instituição que tem meio século de história e 8.500 colaboradores passam mais de 100 mil pessoas todos os meses, entre pacientes e familiares.
As histórias de vida que circulam nos seus leitos são emocionantes: desde um reencontro de crianças e adolescentes vindos de várias partes do Brasil que conseguiram um transplante de coração até os menores bebês recém-nascidos em partos de altíssimo risco da unidade neonatal.
Todas as narrativas retratadas na exposição foram registradas por François, que acompanha centros de saúde em todo o Brasil e vários países do mundo desde 2006. A sensibilidade de suas imagens mostra esse cuidado realizado diariamente dentro da instituição e inspira a nova geração que chega, formada pela Famerp, para realizar este importante trabalho na área da saúde.
Ao final, registros dos profissionais do hospital, seus pacientes e familiares trazem um olhar de quem vive essa realidade no dia a dia, superando desafios e levando não apenas humanização e excelência do serviço assistencial, mas, principalmente, amor para o próximo. Portanto, é desta forma que nascem as imagens expostas na Linha 5-Lilás.
Em janeiro, elas ficaram na estação Higienópolis-Mackenzie e agora estarão disponíveis durante todo o mês de fevereiro na estação Largo Treze, para quem quiser conferir.
Autor